Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 31 de dezembro de 2021

Covid-19/Castelo Branco: Câmara ignora número de testes feitos e quantos acusaram positivo no Posto de Testagem gratuita

Por: José António Baleiras

Depois de ter observado uma grande multidão de pessoas que tentavam fazer um teste Covid-19 no Posto de Testagem gratuita que a Câmara Municipal de Castelo Branco instalou no Centro Cívico (Docas) da cidade, o Diário Digital Castelo Branco (DDCB) tentou saber quantos testes já tinham sido realizados e quantas pessoas acusaram positivo. 

Tentamos obter a informação junto da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), mas foi-nos dito por Jorge Fraqueiro, Assessor do Conselho de Administração da ULSCB, que os dados solicitados são da responsabilidade do Município e para procurarmos a informação "junto da Câmara Municipal de Castelo Branco, apesar de continuamos ao vosso inteiro dispor", lê-se no email da ULSCB.

O DDCB contactou o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que nos disse que "lamentava, mas não vos posso dar a informação que pretendem, pois nem eu próprio a tenho. Os dados são enviados para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e tratados em conjunto".

De referir que o Posto de Testagem gratuita à Covid-19 iníciou a realização de testes no passado dia 22 de Dezembro e está instalado no centro cívico de Castelo Branco, nas instalações do antigo restaurante Domvs. 

A iniciativa resulta de uma parceria entre o município e a ULSCB e funciona entre as 10:00 e as 13:00 horas e no período da tarde, entre as 14:00 e as 18:00, apenas nos dias úteis. 

Esta 6ªfeira, dia 31 de Dezembro, utentes que estavam na longa fila à espera de serem testados, declararam ao Diário Digital Castelo Branco, que tinham ouvido dizer que o Posto só fazia 150 testes por dia, mas no último dia do ano, apenas faria 70.

No dia em que a Câmara Municipal apresentou o Posto de Testagem gratuita, 21 de Dezembro passado, o presidente Leopoldo Rodrigues, afirmou que “as farmácias estão a realizar testes rápidos, mas temos sido abordados por cidadãos e empresas da área da restauração no sentido de melhorar a rede de locais de testagem. Em conjunto com a ULSCB vamos avançar com o posto de testagem, visto que as farmácias estão com alguma dificuldade em dar resposta a estas situações”, referia o presidente do Município.

Já o presidente do conselho de administração da ULSCB, José Nunes, destacava a importância da iniciativa e sublinhava que se tratava de “mais um complemento ao reforço da despistagem” de eventuais casos de Covid-19 nos cidadãos albicastrenses.

“Vamos reforçar a realização do número de testes. Vais ser uma ação muito positiva a realizar em Castelo Branco”, conclui.

A ULSCB disponibilizou enfermeiros e técnicos de patologia clínica para o Posto , sendo que a autarquia disponibilizou as instalações e apoio logístico e administrativo.

A Covid-19 já provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.796 pessoas e foram contabilizados 1.227.854 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

A nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!