Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 3 de janeiro de 2022

Idanha-a-Nova: Câmara adquire lagar de azeite em Zebreira

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova celebrou um contrato de promessa de compra e venda para aquisição do Lagar da Zebreira com vista a disponibilizar este espaço aos produtores de azeite.

Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto afirma que “o objetivo é investir em património que permita consolidar e reforçar a atividade económica desenvolvida no concelho de Idanha-a-Nova”.

A aquisição do Lagar da Zebreira e respetivo equipamento, no valor de 260 mil euros, será uma mais-valia para os produtores de azeite e representa um investimento estratégico num sector criador de riqueza e emprego.

A exploração do Lagar deverá ser protocolada com uma entidade orientada para o efeito, de forma a potencializar a produção de azeite, uma atividade económica de relevância para o concelho de Idanha-a-Nova.

O sector olivícola tem uma importância histórica neste concelho, por via das suas condições edafoclimáticas.

Recorde-se que Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região em Portugal, prepara uma candidatura à FAO para reconhecimento do olival tradicional como SIPAM. Os SIPAM – Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial são sistemas e paisagens notáveis, ecossistemas naturais transformados que refletem a evolução cultural da humanidade, a diversidade dos seus conhecimentos e a relação que desenvolveram com a natureza e a biodiversidade.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!