Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 11 de janeiro de 2022

Castelo Branco: Câmara Municipal aprova moção do SEMPRE por maioria relativa

Por: Diário Digital Castelo Branco

A moção sobre o traçado em perfil de autoestrada para o IC31 apresentada pelo SEMPRE - Movimento Independente foi aprovada por maioria na última reunião privada do executivo camarário, no passado dia 7 de Janeiro.

Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o documento, foi aprovado pelos votos dos três vereadores do SEMPRE, Luís Correia, Jorge Pio e Ana Ferreira, assim como pelo voto do vereador do Partido Social Democrata (PSD), João Belém. O presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, o vice-presidente, Hélder Henriques e a vereadora, Patricia Coelho, votaram contra. 

O presidente da Câmara afirmou que, “não estamos numa perspectiva de condicionar o governo”.

Para o SEMPRE a posição assumida na moção é antes uma posição de defesa do Concelho de Castelo Branco e do seu desenvolvimento “Não nos subjugamos ao que não seja o melhor para o Concelho. Estamos cá para condicionar o governo em prol do desenvolvimento do nosso Concelho”, afirma, Luís Correia, líder do Movimento Independente.

Na moção, o SEMPRE refere que o perfil anunciado para esta ligação consiste não só “numa enorme desilusão, mas numa falha grave na implementação de medidas discriminatórias positivas para o nosso território”.

Com a aprovação da moção, o SEMPRE afirma o presidente da Câmara "tem a obrigação de dar conta do descontentamento da maioria em relação à proposta apresentada, fazendo chegar ao governo o descontentamento gerado na comunidade com o anúncio do perfil para o IC31 e solicitar a sua revisão".

Contactado pelo Diário Digital Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, não respondeu porque é o seu executivo não aprovou o seguinte texto:. 

 

MOÇÃO SOBRE O TRAÇADO PROPOSTO PARA O IC31 – Castelo Branco/Monfortinho

Descrição:

O anúncio n.º 15267/2021, das Infraestruturas de Portugal, para a elaboração do projeto de execução da IC31 – Castelo Branco/Monfortinho, causou uma enorme deceção em todos os albicastrenses, que ambicionavam uma ligação estruturante para o desenvolvimento de Castelo Branco, do distrito e da região centro. Considerando o seu objetivo de ligação entre a A23 e a EX-A1, da Extremadura Espanhola, sempre foi vista e prometida em perfil de autoestrada.

O recente anúncio de perfil para esta ligação não espelha o perfil de auto estrada, mencionando apenas a construção de duas faixas, em dois troços distintos: um novo (IC31 A23/Proença-a-Velha) e outro assente na requalificação de uma estrada já existente (IC31 Proença-a-Velha/Monfortinho), a N239, com paragens de autocarro e passadeiras.

Há muitos anos ambicionada pelos albicastrenses, o perfil proposto para a ligação consiste não só numa enorme desilusão, mas numa falha grave na implementação de medidas discriminatórias positivas para o nosso território.

Conclusão:

Na sequência do exposto anteriormente, e considerando a aprovação de uma moção pela Assembleia Municipal de Castelo Branco em reunião realizada no dia 30/12/2021, propomos que o Executivo da Câmara Municipal de Castelo Branco delibere:

- Que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco manifeste junto do Governo de Portugal o descontentamento gerado na nossa comunidade, causado pelo anúncio do perfil previsto para o IC31;

- Que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco solicite ao Governo de Portugal a revisão do perfil previsto para o IC31, alterando o mesmo para o perfil de auto estrada.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!