Por: Diário Digital Castelo Branco
Diogo Oliveira, candidato do Iniciativa Liberal (IL) às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, esteve no início desta semana nos concelhos de Vila de Rei, Sertã e Oleiros, reunindo com o Presidente da Câmara de Vila de Rei e visitando o SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta e a Pirotecnia Oleirense.
Na segunda-feira, dia 24 de Janeiro, a candidatura do partido reuniu com o Presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires. Em declarações à comunicação social, o cabeça de lista pelo IL frisa que “é extraordinária a criatividade que os autarcas destes municípios do interior menos populosos têm que ter para conseguir desenvolver os seus concelhos e permitir a fixação de população, aliando o investimento no setor privado a serviços públicos essenciais para tentar dinamizar as economias locais e reter a população mais jovem, mesmo quando as políticas do governo central não ajudam nesse trabalho.”
No dia seguinte, terça-feira dia 25 de Janeiro, o partido visitou o SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, onde foi recebido pelo presidente Paulo Luís e pela investigadora Doutora Sofia Knapic. Diogo Oliveira afirma estar “impressionado" com o trabalho feito no SerQ, quer do ponto de vista de incubação de empresas bem como o trabalho de investigação ali desenvolvido ligado à floresta. Está neste centro a ser desenvolvido um excelente trabalho no sentido de fomentar a utilização de recursos, que podem ser extraídos da nossa floresta, como alternativa a materiais mais convencionais. Também existem projetos de investigação a ser realizados com oobjetivo de tirar melhor aproveitamento dos recursos da floresta e ao mesmo tempo ajudando a mitigar o risco de incêndios. Os principais desafios prendem-se com a precariedade de quem trabalha como investigador, problema transversal à investigação um pouco por todo o país, e que tão importante é para o desenvolvimento do conhecimento, bem como da falta de investigadores que queiram rumar ao interior do país.”
De seguida a candidatura do IL seguiu para Oleiros onde visitou a empresa Pirotecnia Oleirense, empresa familiar com 75 anos de história que tem uma notável história no setor da pirotecnia com produção artesanal e com reconhecido mérito por todo o mundo e que tem sofrido bastante com as sucessivas crises dos últimos anos, culminando com as restrições pandémicas que levaram ao cancelamento de encomendas já planeadas e produzidas.
Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, Diogo Oliveira afirma que “existe claramente um problema no interior e particularmente em Castelo Branco com a desertificação e a criação de emprego. Por um lado existe falta de mão de obra (qualificada e não qualificada), por outro existe falta de empresas. Sem empresas não há fixação de pessoas e sem pessoas não há atração de empresas. É preciso que existam políticas concertadas para atrair pessoas para a região, quer por via da criação de condições de fixação de pessoas e atração de empresas, quer por via de uma real descentralização de órgãos do poder central que poderiam e deveriam estar localizados no interior, especialmente quando a sua área de atuação não diz tanto respeito aos meios urbanos e aos seus problemas.”
O candidato critica ainda o trabalho feito pelo anterior governo em matéria de descentralização, dizendo que “a resolução dos problemas de desertificação do Interior, da falta de mão de obra e de empregadores tem de ser resolvida através políticas transversais a todos os ministérios e não através da criação de mais ministérios que apenas servem para serem instrumentalizados como mecanismos de propaganda política. O desenvolvimento do interior faz-se com ideias, não com a criação de centros de burocracia”.
O partido continuará em campanha até ao final da presente semana, pretendendo visitar todos os municípios do distrito de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet