Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 27 de janeiro de 2022

ULS de Castelo Branco deve 90 mil euros aos Bombeiros de Oleiros

Por: Diário Digital Castelo Branco

A denúncia é feita pela candidatura às eleições legislativas do Bloco de Esquerda (BE), pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, que se reuniu esta terça-feira, dia 25 de Janeiro, com os Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Na reunião, a candidatura do BE ouviu algumas preocupações ao nível das baixas remunerações e falta de recursos materiais com que a corporação se encontra neste momento, que, "em termos gerais, é transversal a todas as corporações do distrito", acusa a candidatura bloquista. 

De salientar que a zona de Oleiros é um território que necessita com alguma frequência de serviços de emergência devido a ser uma localidade com um relevo muito acidentado e sinuoso. 

A falta de remunerações justas é uma das preocupações dos Bombeiros, cuja situação não ajuda na captação de recursos humanos, juntando à falta de revisão na carreira de acordo com a formação e especificidades de cada elemento. Atualmente, um motorista especializado recebe cerca de 700 euros líquidos. 

Os recursos materiais também são uma grande preocupação da corporação, já que alguns dos veículos de combate aos fogos têm mais de 25 anos. Trata-se de um concelho que se encontra em pleno Pinhal Interior Sul, e parte do serviço de INEM é suportando pela própria corporação de bombeiros. 

A ULS de Castelo Branco tem com os Bombeiros Voluntários de Oleiros, uma dívida que ascende a 90 mil euros, sobretudo relativos ao transporte de doentes.

A candidatura do BE diz estar surpresa com a consulta que fez a uma lista de dívidas da ULS da fornecedores, encontrando mais de 140 páginas de dívidas com mais de 30 dias, o que consideram insustentável para o bom funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!