Por: Ivo Vladimiro
"Pedalar sem idade" é um projeto inclusivo que nasceu na Dinamarca e, como o Diário Digital Castelo Branco (DDCB) já tinha adiantado https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/58856/castelo-branco-junta-de-freguesia-propicia-passeios-de-trishaw-dia-27-de-janeiro, esta 5ª-feira, dia 27 de Janeiro, chegou a Castelo Branco pela primeira vez.
A chegada dos "Trishaw" permite aos seniores e jovens com dificuldade de mobilidade, passear gratuitamente, conduzido por voluntários, e disfrutar da cidade. Para já, foi apenas um teste, num percurso de cerca de 20 minutos no Centro da cidade.
A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Castelo Branco e o Presidente, José Dias Pires, declarou ao DDCB Trata-se “ de um projeto inclusivo de mobilidade que Castelo Branco 'abraçou' com a intenção de fazer passeios para pessoas que já não tem qualidade de vida e dar-lhes um novo ânimo".
O autarca frisou, ainda, a importância que estes passeios têm para com as pessoas mais idosas de visitarem lugares que antigamente visitavam e relembrar histórias vividas, memórias. "a iniciativa tem como ideia voltar aos lugares onde já se foi feliz ou então levar aos lugares onde se pode ser feliz." afirmou José Dias Pires.
A Junta de Freguesia de Castelo Branco vai adquirir um trishaw e está a desenvolver contactos de parceria para que outro trishaw seja comprado por instituições ou associações para que possam colaborar com o projecto. A autarquia também vai abrir inscrições para que voluntários possam conduzir os "Trishaws".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet