Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 31 de janeiro de 2022

Idanha-a-Nova: Câmara adquirire 2 autocarros elétricos e instala 3 postos de carregamento de veículos

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara de Idanha-a-Nova vai adquirir dois autocarros elétricos para transporte público de passageiros e instalar três postos de carregamento elétrico, num investimento de 860 mil euros. 

“O investimento situa-se na ordem dos 860 mil euros e é cofinanciado em 609 mil euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão”, refere este município em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

No âmbito desta candidatura, a autarquia vai adquirir um autocarro com 39 lugares sentados e um miniautocarro urbano com 14 lugares sentados e 10 passageiros em pé, incluindo lugar para cadeiras de rodas.

“Os autocarros serão utilizados no transporte escolar de alunos e, em complemento, no transporte do Cartão Raiano (transporte gratuito de pessoas detentoras do Cartão Raiano 65+, das freguesias para a sede de concelho) e também no transporte social a pedido (serviço gratuito)”, explicou a Câmara.

Os três postos de carregamento elétrico vão ser instalados na Central de Transportes de Idanha-a-Nova, na Relva (Monsanto) e em Termas de Monfortinho.

Segundo o município de Idanha-a-Nova, este “é mais um passo no sentido de modernizar e melhorar o sistema de transportes, tornando-o mais atrativo e competitivo face ao transporte individual, e promover a transição para uma economia de neutralidade carbónica”.

Pretende ainda informar e sensibilizar a população para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade.

“Os objetivos estratégicos consistem na redução das emissões de carbono e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como da sua perceção pelos munícipes. O projeto também irá impulsionar o desenvolvimento da componente de inovação e conhecimento no contexto da mobilidade e terá contributos positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar e redução de ruído urbano”, concluiu a nota de imprensa. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!