Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de fevereiro de 2022

"Bio-Região" de Idanha-a-Nova é estratégia integrada no desenvolvimento dos território rurais"

Por: Diário Digital Castelo Branco

Apoiado pelo PDR 2020, o projeto Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais tem vindo a ser implementado pelo CMCD - Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, em parceria com a AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, a DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Município de Idanha-a-Nova e a ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento.

Este projeto visa a criação de uma estratégia, de âmbito nacional, para a promoção do desenvolvimento integrado e sustentável dos territórios rurais.

Neste contexto, tem vindo a ser elaborado o Manual das Bio-Regiões[1], que recolhe e sistematiza contributos de diversos atores que têm vindo a participar no projeto, propondo um modelo de Bio-Regiões ajustado à realidade dos territórios rurais nacionais. Esse modelo é desenvolvido em diálogo pleno com uma estratégia de promoção de sistemas alimentares territoriais sustentáveis que integre a preservação dinâmica de sistemas importantes do património agrícola mundial, numa perspetiva de apoio à formação de técnicos capacitados.

O seminário final de sensibilização e capacitação pretende, assim, apresentar e discutir os resultados alcançados ao longo do projeto, nomeadamente, o próprio Manual que congrega a sistematização dos resultados e reflexões dos restantes produtos desenvolvidos no âmbito do mesmo (incluindo resultados das visitas e intercâmbios técnicos), junto de um público mais alargado que incluirá agentes dinamizadores das Bio-Regiões interessadas em aderir à iniciativa, o que possibilitará a reflexão sobre elementos estratégicos para políticas alimentares territoriais. 

Serão convidados para este seminário especialistas nacionais e internacionais, órgãos do poder local, agricultores/as e outros/as produtores/as de alimentos, empresas agrícolas, de processamento e distribuição alimentar, organizações de consumidores, associações culturais, instituições particulares de solidariedade social, técnicos de autarquias e de organismos públicos descentralizados nas áreas da agricultura, educação, saúde, emprego e proteção social, ambiente e ordenamento territorial.

O evento terá lugar no dia 26 de fevereiro de 2022, entre as 10h00 e as 12h30, no auditório da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco em Idanha-a-Nova.

A participação na sessão é livre mas sujeita a inscrição prévia. Para inscrição, por favor preencher o formulário disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfClf52CVUpA31jTqdKOtTLOEWuq25kwZh3cxp8wakRBC2twg/viewform?usp=sf_link

Programa

HORA

DESCRIÇÃO

10:00

Abertura

10:30

  • Enquadramento
  • Políticas alimentares territoriais e instrumentos de valorização e preservação dinâmica dos recursos endógenos
  • Manual das Bio-Regiões em Portugal - instrumento para formação técnica
  • O estudo de caso de Idanha-a-Nova

12:00

Discussão

12:30

Encerramento

 
Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!