Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de fevereiro de 2022

Castelo Branco: Departamento Juvenil da Delegação da Cruz Vermelha reativado

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Cruz vermelha portuguesa tem a nível nacional um departamento juvenil denominado Juventude Cruz Vermelha (JVC).

Este departamento ou sector da juventude é guiado pelos princípios fundamentais da instituição, desenvolve trabalho com base no voluntariado e com o objetivo principal de promover a resiliência das crianças e jovens nas comunidades locais.

A Nível nacional conta com mais de 2.000 voluntários jovens a trabalhar em mais de 90 locais, com mais de 250 projetos no terreno e cerca de 50.000 beneficiários diretos por ano.

O público-alvo da JCV são crianças (5-11 anos), adolescentes (12-17 anos) e jovens adultos (18-35 anos), os quais participam na organização enquanto voluntários, beneficiários ou líderes/ agentes de mudança positiva.

Desenvolve o seu trabalho numa perspetiva de educação por pares, de jovens para jovens, e com recurso a metodologias de educação não formal.

A Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha, foi uma das primeiras a ter um sector juvenil tendo sido criado a doze de março de 1984, muitos dos atuais voluntários iniciaram nessa altura o serviço em prole da nossa comunidade e foi neste espaço que criaram o gosto em prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Entretanto devido a dificuldades operacionais este departamento seria suspenso na Delegação de Castelo Branco em dezembro de 2004.

A Atual direção da Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco, conhecedora da necessidade de perspetivar o futuro da Instituição a nível local e consciente de que esse mesmo futuro do voluntariado e do serviço aos mais débeis da nossa sociedade tem de passar pelo compromisso dos mais novos, no passado dia 18 do corrente mês 

de fevereiro reativou o departamento juvenil da Delegação da Cruz Vermelha de Castelo Branco, com a designação da Dra.  Ana Rita Antunes (Assistente social) como presidente da comissão instaladora. 

O grupo inicial de trabalho conta já com 13 voluntários e no próximo dia 4 de março irá participar em Bragança na eleição da direção nacional da juventude da cruz vermelha portuguesa.

Este grupo é aberto a todos os jovens que se sintam chamados a dar algum do seu tempo livre a esta causa solidária. Podem inscrever-se  na Cruz Vermelha de Castelo Branco, localizada no  Largo de São João nº1, 6000 -103 Castelo Branco, pelo Telefone 272 342 394 ou através do correio eletrónico  dcastelobranco@cruzvermelha.org.pt 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!