Por: Diário Digital Castelo Branco
Os Norton, banda de Castelo Branco, vai participar na primeira meia-final do Festival RTP da Canção 2022 com o tema “Hope”.
O quarteto albicastrense, convidado para a edição deste ano do Festival da Canção, vai concorrer com uma música composta especialmente para o festival. Os Norton vão atuar dia 5 de Março, sábado, na primeira eliminatória do concurso de música.
A banda é formada por Rodolfo Matos, Pedro Afonso, Leonel Soares e Manuel Simões, sendo que “Hope” a música nova dos Norton já está disponível nas plataformas digitais, fica a pequena entrevista com os Norton antes do Festival da canção já no dia 5 de Março.
Qual a importância da participação dos Norton no Festival da Canção?
É um desafio que decidimos aceitar, acima de tudo, pela quantidade de desafios inerentes ao convite. Nunca o tínhamos planeado e o convite da RTP chegou, provavelmente, na melhor altura possível. Depois destes últimos dois anos, em que tivemos de adiar o lançamento do nosso disco e toda a sua digressão, foi como uma luz ao fundo do túnel. O Festival da Canção tem muita atenção por parte dos media e do público. Toda a comunidade internacional da Eurovisão é enorme e olha para o Festival como uma aposta diferente das outras finais nacionais.
2. Quais os Projectos Futuros?
A curto prazo, é mesmo voltar a tocar ao vivo o máximo possível. O nosso disco mais recente, “Heavy Light”, foi tocado pouco ao vivo e queremos continuar a apresentá-lo. Depois, até ao final do ano, contamos lançar música nova e trabalhar mais a sério no que será um próximo disco.
3. Querem com esta participação no Festival da Canção passar alguma mensagem? Se sim qual?
Queremos, sobretudo, mostrar a nossa música e ser o mais honestos e verdadeiros para connosco e com o público. Quanto à canção, tem uma mensagem de esperança, de amor para com o próximo, de entreajuda. Queremos transmitir a importância de cuidarmos uns dos outros. São temas que fariam sentido em qualquer altura, mas que, neste momento, têm um significado ainda maior.
4. Portugal está preparado para ter algo diferente em termos musicais? Como vêem o panorama musical em Portugal?
Claro que sim. Do Festival da Canção, por exemplo, basta olhar para os vencedores das últimas edições: Desde o Salvador Sobral ao Conan Osiris, passando pela Cláudia Pascoal e pelos Black Mamba, são artistas bem distintos do que se costumava apresentar em edições anteriores a 2017.
Portugal tem músicos e compositores incríveis em todos os géneros e há cada vez mais público sedento e pronto para receber o que se faz de novo na música portuguesa. É um “trabalho” que leva tempo, mas achamos que já faltou mais.
5. Castelo Branco vai certamente estar a apoiar a banda Norton querem deixar alguma mensagem aos albicastrenses?
Desde sempre sentimos um enorme carinho da cidade para com os Norton e continuamos convictos que, desta vez, não vai ser diferente. É mais umaoportunidade para nos conectarmos e é um orgulho podermos dizer que somos albicastrenses. Isso faz-nos sentir, de certa forma, especiais. E é por isso que, no dia 5 de Março, vamos todos mostrar ao país de que somos feitos! Somos a canção Nº5!
Contamos com o apoio de todos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet