Por: Ivo Vladimiro
A manifestação decorrida esta 4ª-feira, dia 9 de Março, criou mais uma onda de solidariedade com o povo Ucraniano.
A iniciativa foi de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Castelo Branco, com a associação Amato lusitano e os agrupamentos de escolas Faria de Vasconcelos, Afonso de Paiva e Nuno Álvares.
Os manifestantes, com balões azuis e amarelos nas mãos, as cores da bandeira Ucraniana, juntaram-se para condenar a guerra e a invasão pela Rússia de um país soberano provocando uma crise humanitária de proporções incalculáveis, com centenas de civis apanhados por uma guerra.
Ao som do hino nacional da Ucrânia os balões foram libertados, simbolicamente, enchendo o céu de Castelo Branco. Foi ainda pedido que a União Europeia e a Nato fechassem os céus da Ucrânia.
Continuam as campanhas de recolha de ajuda humanitária pela cidade, mas ainda não houve da parte das instituições nenhuma indicação para receber refugiados nem de os ir buscar às fronteiras que todos os dias se enchem de crianças e mães que fogem da guerra. Trata-se de uma parceria entre a Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, a Junta de Freguesia de Castelo Branco e os Agrupamentos de Escolas Nuno Álvares, Afonso de Paiva e Amato Lusitano, que vai levar a efeito a manifestação solidária "Juntos Pela Ucrânia", sendo que ao mesmo tempo irão recolher bens para os refugiados ucranianos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet