Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 21 de março de 2022

Penamacor: Município disponibiliza recursos educativos ao agrupamento escolar

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Município de Penamacor disponibilizou um Catálogo das Plantas Espontâneas da Mata Municipal e Cartas Bilingues sobre todo o património natural, histórico e cultural do concelho ao Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. Estes recursos educativos pretendem auxiliar na diversificação das aprendizagens e aquisição de conhecimentos.

Em complemento à atribuição de apoios socioeducativos a todos os ciclos de ensino no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Educação, nomeadamente no que respeita a livros escolares, o Município de Penamacor adquiriu e concedeu à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) e à Santa Casa da Misericórdia (SMC) de Penamacor, mais dois recursos pedagógicos com vista à diversificação das aprendizagens e aquisição de conhecimentos. Assim, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e para assinalar o Dia Mundial da Árvore, comemorado a 21 de março, foi entregue ao AERS e às valências educativas da Santa Casa da Misericórdia, um Catálogo das Plantas Espontâneas da Mata Municipal de Penamacor. Este é um livro que descreve tecnicamente toda a flora da mata municipal e que pode ser utilizado como recurso educativo para a aquisição de conhecimentos na área das ciências da natureza ou biologia, assim como recurso cultural/turístico que valoriza um património natural da vila de Penamacor, podendo ser disponibilizado à comunidade em geral e/ou visitantes do concelho. O catálogo pode ser consultado em http://bit.ly/catalogo-plantas-espontaneas

Cartas Bilingues sobre património natural, histórico e cultural do concelho

 

Foram, igualmente, oferecidos ao AERS e à SCM vários conjuntos de Cartas Bilingues sobre todo o património natural (fauna e flora do concelho), histórico e cultural do concelho. Este jogo/recurso educativo foi produzido em português e inglês, permitindo, desta forma, a aquisição de vocabulário de uma língua estrangeira. De referir que tanto o Catálogo das Plantas Espontâneas da Mata Municipal como as Cartas Bilingues foram produzidas pelo Município de Penamacor, sendo que as segundas só foram possíveis devido à Reserva Natural da Serra da Malcata, a José Lopes Nunes e ao professor do primeiro ciclo António Vieira, que cederam algumas das fotografias utilizadas. O PIICIE é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa em parceria com o Município de Penamacor. O projeto é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!