Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 29 de março de 2022

Ucrânia: Bombeiros do distrito de Castelo Branco enviam 6 semirreboques com ajuda humanitária

Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

Seis semirreboques com ajuda humanitária recolhida pelas corporações de bombeiros voluntários do distrito de Castelo Branco viajam esta 4ª-feira, dia 30 de Março, para a Ucrânia, com toneladas de material, para apoiar as vítimas do conflito.

A recolha do material foi feita pelas associações humanitárias de bombeiros do distrito de Castelo Branco, através de um repto lançado pela Federação Distrital e pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Esta iniciativa envolve ainda nove municípios do distrito de Castelo Branco, nomeadamente Proença-a-Nova, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Fundão, Covilhã e Belmonte.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, explicou que, face ao volume de dádivas que foram recolhidas pelas associações humanitárias, “pôs-se a questão do transporte e fazê-lo chegar lá”.

“Concluiu-se que eram necessários seis semirreboques, sendo que cada um leva entre 22 a 24 paletes de material. Foi de facto uma expressão de grande solidariedade de toda esta região”, sublinhou o autarca.

Os nove municípios envolvidos que decidiram apoiar esta missão solidária vão suportar o pagamento do transporte cujo valor ronda os 27 mil euros.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.151 civis, incluindo 143 crianças, e feriu 1.824, entre os quais 216 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!