Por: Diário Digital Castelo Branco
O presidente da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco declarou o seu apoio pessoal a Luís Montenegro, candidato à liderança do partido nas próximas eleições internas.
“A distrital [de Castelo Branco] em si, enquanto órgão, não irá apoiar nenhum candidato. O Luís Santos [pessoalmente] irá apoiar o Luís Montenegro. Aliás, o Luís Santos irá ter uma participação ativa na campanha do Dr. Luís Montenegro, porque acho que é a pessoa que está melhor preparada para liderar o partido [PSD]”, afirmou o presidente da distrital social-democrata de Castelo Branco à agência Lusa.
Luís Santos que foi reeleito em dezembro de 2021 presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco explicou que esta tem sido a prática habitual em todas as eleições desde 2018 e vai ser mantida.
“Os órgãos do partido irão trabalhar com qualquer presidente do PSD que seja eleito. Agora, cada um de nós enquanto militante tem a sua opinião. Portanto, neste momento, cada um de nós irá tomar a sua opinião, irá apoiar quem muito bem entender enquanto militante”, frisou.
Já como dirigentes distritais do PSD, Luís Santos afirmou que, a seguir às eleições, “cabe-nos trabalhar com o presidente eleito pela maioria dos militantes e esperar que o presidente eleito do PSD, também tenha a capacidade de trabalhar com todos os órgãos eleitos pelos militantes do partido”.
“Esta foi a prática mantida em todas as últimas eleições, desde 2018. Os órgãos não apoiam candidatos”, concluiu.
Até ao momento há dois candidatos conhecidos nas eleições diretas marcadas para 28 de maio: Luís Montenegro e o ex-ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva.
O atual presidente do PSD, Rui Rio, que ocupa o cargo desde janeiro de 2018, já anunciou que deixará a liderança do partido depois da derrota nas legislativas de 30 de janeiro. As eleições diretas para escolher o seu sucessor foram marcadas em Conselho Nacional para 28 de maio e o Congresso vai realizar-se entre 01 e 03 de julho, no Porto.
O prazo limite para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD é o dia 16 de maio, e estas têm, como habitualmente, de ser subscritas por um mínimo de 1.500 militantes e de ser acompanhadas de uma proposta de estratégia global e do orçamento de campanha.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet