Por: Diário Digital Castelo Branco
Para o Enfermeiro Diretor da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, Carlos Almeida, o tema reforça as expetativas dos Enfermeiros e das Enfermeiras.
“Num momento histórico de luta pelo reconhecimento efetivo da Enfermagem em Portugal, a escolha deste tema motiva-nos a trabalhar de forma ativa pela aprovação das condições de exercício profissional. Falar de salário, da consagração do descanso digno, reconhecimento e condições de desenvolvimento de competências especificas adquiridas é falar de expetativas que precisam ser respeitadas. Investir na Enfermagem é garantir a qualidade dos serviços de saúde e melhorar o acesso da população à saúde”, declara ao Diário Digital o Enfermeiro Diretor.
“Os Enfermeiros e as Enfermeiras sofreram tremendamente ao longo de toda a pandemia. Foram desnecessariamente expostos ao vírus, enfrentaram ataques do público, sofreram com jornadas de trabalho extremas e continuam a não ser reconhecidos e a serem subvalorizados. Os estudos para o Dia Internacional de Enfermagem formam um retrato do trabalho incrível da Enfermagem e o tema para 2022 continua a promover o seu trabalho, lutar pelos direitos destes profissionais, porum ambiente de trabalho seguro, salários dignos e a sua inclusão nas tomadas de decisões”, conclui Carlos Almeida.
O ICN é uma federação que representa milhões de Enfermeiros e Enfermeiras em todo o mundo. Liderada por profissionais de Enfermagem internacionalmente, a organização trabalha para garantir atendimento de qualidade a todos e políticas de saúde robustas em todo o mundo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet