Por: Diário Digital Castelo Branco
A Hemeroteca Digital do concelho da Sertã disponibiliza atualmente 21 periódicos para um total de 820 publicações e um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições.
“Este é um projeto verdadeiramente singular do município da Sertã e, ao fim do primeiro ano, o balanço é muito positivo, não só porque o número de utilizadores ultrapassou todas as expectativas, mas sobretudo devido ao facto deste projeto assumir-se como a melhor forma de preservarmos o nosso património histórico”, refere, em comunicado divulgado, o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda.
A Hemeroteca Digital do concelho da Sertã é o repositório da imprensa periódica publicada nos últimos 150 anos neste município do distrito de Castelo Branco.
O projeto disponibiliza um impressionante acervo digital, constituído por jornais locais, bem como um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições.
Possibilita ainda o acesso a cópias digitais em alta qualidade de cada um dos títulos inseridos neste portal da Internet.
“Devido à abrangência e ao volume de informação a tratar, continuarão a ser adicionadas regularmente novas existências neste portal”, lê-se na nota.
O autarca deste município do distrito de Castelo Branco chama a atenção para “a importância da Hemeroteca Digital na construção de uma memória e identidade local”.
Carlos Miranda lembrou a “riqueza patrimonial do concelho da Sertã” e realçou “a necessidade da criação de novos projetos digitais que possam abarcar outras realidades do nosso património material e imaterial”.
Este portal encontra-se disponível no endereço hemeroteca.cm-serta.pt, onde estão atualmente disponíveis 21 periódicos para um total de 820 publicações.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet