Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 17 de maio de 2022

PSD/Castelo Branco: Moreira da Silva discute candidatura com militantes do distrito

Por: Diário Digital Castelo Branco

Jorge Moreira da Silva, candidato à presidência do PSD, vai dar a conhecer as propostas da sua candidatura aos albicastrenses, no âmbito de uma sessão pública sob o mote “Diálogos com Futuro”, marcada para a próxima sexta-feira, dia 20 de Maio.

A iniciativa terá lugar no Auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, às 18h00, e incluirá a apresentação formal dos elementos que compõem a estrutura distrital da candidatura de Jorge Moreira da Silva em Castelo Branco, liderada pelo mandatário distrital, Carlos São Martinho, economista e atual presidente da Assembleia Municipal do Fundão.

A sessão em formato de diálogo pretende não só apresentar as propostas do candidato à liderança do PSD para o partido e para o país, mas também esclarecer dúvidas, responder a questões e promover o seu debate de forma aberta e inclusiva. Como tal, a iniciativa será aberta ao público em geral e conta reunir militantes e simpatizantes do PSD, mas sobretudo portugueses que estejam preocupados e comprometidos a ajudar a construir uma alternativa governativa séria para Portugal.

«Este é um momento determinante para o futuro do PSD e do país e a candidatura de Jorge Moreira da Silva, de que muito me orgulho ser mandatário para o distrito de Castelo Branco surge, sem dúvida alguma como a mais agregadora e capaz de voltar a juntar o partido a dar uma esperança renovada a Portugal e aos portugueses», assegura Carlos São Martinho. «Esta é uma candidatura protagonizada por um companheiro com um percurso ímpar, com provas dadas, que está preparado para combater o desgoverno socialista e apresentar um plano estratégico estruturado e diferenciador para o futuro do nosso país», destaca.

Moreira da Silva apresentou a sua candidatura à liderança do PSD a 20 de abril, comprometido em renovar o partido, mostrando estar empenhado em «atualizar as linhas programáticas do PSD e clarificar natureza do nosso relacionamento com os outros partidos», afastando qualquer intenção de diálogo com o Chega, tendo afirmado que no PSD «não cabem racistas, xenófobos e populistas». Face à maioria absoluta do Governo, o candidato à liderança do PSD prometeu uma oposição que sirva o interesse comum, escrutinando o atual Executivo e denunciando os seus erros, através da criação de um verdadeiro governo-sombra. 

 

Para o candidato à liderança do PSD, a ação política dos sociais democratas deverá assentar: na modernização do Estado; no aprofundamento da democracia e da cidadania; no combate à corrupção e na melhoria da confiança na justiça; na qualificação e digitalização para uma sociedade 4.0; no combate às alterações climáticas e liderança da revolução energética; na proteção da biodiversidade, na remuneração dos serviços dos ecossistemas e valorização do capital natural; na proteção do oceano e valorização da economia azul; no combate às desigualdades sociais e crise demográfica; na garantia da resiliência territorial e sustentabilidade das cidades; no aumento da competitividade e produtividade; na regulação do futuro do trabalho e criação dos empregos do futuro; a redução da dívida e promoção de uma fiscalidade mais inteligente; e na promoção de uma cooperação internacional.

 

No distrito de Castelo Branco, além de Carlos São Martinho como mandatário distrital, a estrutura da candidatura de Jorge Moreira da Silva conta com José Carlos Fernandes, vereador da Câmara Municipal da Sertã, como diretor de campanha; Nelson Carvalho, vice-presidente da distrital da JSD, como mandatário da juventude; Telma Gonçalves, consultora e investigadora na área do desenvolvimento sustentável, como mandatária para o desenvolvimento sustentável; e com Jose Carlos Beato, engenheiro e diretor geral no Grupo Nabeiro, em Castelo Branco, como coordenador da campanha. No que respeita à representação dos concelhos, Nuno Almeida Santos, advogado, é o Mandatário de Castelo Branco; Fátima Laranjeira, técnica superior de serviço social, é a mandatária de Vila Rei; Fernando Pereira, ex-autarca, é mandatário da Sertã; Jorge Jacinto, diretor no Sport Lisboa e Benfica, é o mandatário de Proença-a-Nova; João Matias, farmacêutico, é mandatário da Covilhã; Paulo Batista, empresário, é mandatário de Idanha-a-Nova; João Leitão, professor universitário, é mandatário do Fundão; João André Marques, empresário, é mandatário de Oleiros; Edite Candeias, técnica superior de ordenamento de território, é mandatária de Vila Velha; e Mafalda Calamote, técnica administrativa, é mandatária de Belmonte.  

 

SOBRE JORGE MOREIRA DA SILVA 

Jorge Moreira da Silva tem 50 anos, é casado e tem três filhos. Conta com 33 anos de militância no PSD, tendo sido líder da Juventude Social-Democrata (entre 1995 e 1998), deputado, eurodeputado, e primeiro vice-presidente do PSD, durante a liderança de Pedro Passos Coelho, tendo sido no seu Governo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (entre 2013 e 2015), e Coordenador do grupo de Ministros do Ambiente do Partido Popular Europeu (PPE). Foi também secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004-2005), e secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior (2003-2004). 

Entre 2016 e 2022, exerceu as funções de Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE, em Paris e nesse âmbito liderou o Secretariado do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento. Cessou estas funções, a 14 de abril de 2022, de forma a poder candidatar-se à liderança do PSD. É atualmente presidente do think-tank Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), que fundou em 2011, e Presidente do Conselho Consultivo do Business Council for Sustainable Development. 

Moreira da Silva é, desde 2022, Professor no Mestrado de Segurança Internacional em Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris) e membro do Conselho de Escola no Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Exerceu funções, entre 2009 e 2012, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), em Nova Iorque, como Conselheiro Sénior em Finanças Sustentáveis e Gestor do Programa Global de Financiamento à Energia e às Alterações Climáticas. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (área de Energia) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Alta Direção de Empresas pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra. Foi distinguido, em 2009, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!