Por: Diário Digital Castelo Branco
Luís Montenegro é o novo presidente do PSD, tendo sido eleito este sábado, dia 28 de Maio, numa disputa com Jorge Moreira da Silva.
Ao invés das últimas eleições, desta vez os militantes sociais-democratas do distrito votaram em consonância com o resto do país, dando a Montenegro 68,67 % dos votos e a Moreira da Silva 31,33%.
Em número de votos Montenegro obteve 285 e Moreira da Silva 130, tendo-se registado uma abstenção acima dos 40 por cento.
Montenegro venceu nas concelhias de Belmonte, Penamacor, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei.
Já Moreira da Silva foi o mais votado em Idanha-a-Nova e Covilhã mas a diferença foi curta no caso da Covilhã, onde Moreira da Silva venceu por apenas um voto, com 28 contra os 27 de Montenegro.
No caso de Idanha votaram apenas oito militantes e cinco deram o voto a Moreira da Silva
Em Penamacor votaram apenas três militantes e em Vila Velha de Ródão foram quatro.
Montenegro obteve o melhor resultado em Oleiros, com 23 dos 27 votos efetuados.
Na concelhia de Castelo Branco, a maior do distrito, Luís Montenegro obteve 66,67 por cento e 84 votos contra os 33,33 por cento e 42 votos de Jorge Moreira da Silva.
Montenegro teve como mandatário distrital o atual presidente da comissão distrital, Luís Santos, um dos críticos da liderança do atual presidente do PSD, Rui Rio.
Em Janeiro de 2020 Luís Montenegro tinha sido o candidato mais votado no distrito de Castelo Branco nas duas voltas das eleições diretas, batendo Rui Rio.
O novo presidente do PSD assumirá funções no congresso nacional marcado entre os dias 1, 2 e 3 Julho no Coliseu do Porto.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet