Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), sedeada em Castelo Branco, vai realizar o segundo Fórum Empresarial da Beira Baixa, no próximo dia 14 de Junho, com o tema "Recursos Humanos: As Pessoas no Centro da Equação".
A iniciativa decorrerá nas instalações da Associação e foi apresentada esta 4ªfeira, dia 1 de Junho, em conferência de impressa pela sua presidente, Ana Palmeira de Oliveira, que referiu que a organização do evento é em estreita colaboração com as forças vivas da região e em parceria com o Jornal de Noticias.
Sobre o contexto da iniciativa Ana Palmeira de Oliveira declarou que “o primeiro Fórum bienal teve lugar em 2019, não tendo sido repetido devido à Pandemia, e este ano já fazia sentido avançarmos com o Fórum e trazermos para o território um momento de reflexão/discussão sobre um tema que considerássemos relevante e o tema não poderia ser outro se não os recursos humanos. De facto a AEBB tem analisado a preocupação que a falta de recursos humanos é para as entidades empresariais públicas e privadas aqui sedeadas no nosso território. Todavia, para a dirigente este enigma “é uma consequência do problema demográfico que sentimos na Europa, e claro que em territórios de baixa densidade populacional como é o nosso, torna-se mais relevante, levar a AEBB a pensar em soluções para o futuro do território, não só nesta questão da falta de recursos humanos, mas também as estratégias para a sua valorização. É uma visão que a Associação, assim como todos os gestores públicos e privados, precisam de ter para renovar esta abordagem da mão-de-obra e a importância que tem nas empresas/entidades do território. Desta forma, o programa do evento empresarial tem a participação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, da Universidade da Beira Interior e da Colabora, cooperativa de intervenção social, sediada na Covilhã.
O programa está dividido em três mesas redondas e a sua perspetiva é exatamente permitir que pessoas que têm experiências diferentes na questão da valorização e da importância dos recursos humanos possam dar a sua opinião e a sua opinião ser passível de gerar nova discussão, por isso o evento ser em mesa redonda. Mas a cada um destes tês painéis decidimos chamar a participar um ‘Keynote Speaker’ que fará uma abordagem inicial sobre o tema na perspetiva do painel.
Questionada sobre a vinda de refugiados ucranianos para a região e das suas qualificações laborais, a Presidente da AEBB, referiu a importância da ‘Keynote Speaker’ ucraniana, Oksana Rybak-Turchanina, Coordenadora de Gestão do Conhecimento e Oportunidades de Financiamento no TAGUSVALLEY, terá com o seu testemunho na primeira pessoa e naquela que é a sua experiência, enquanto contexto familiar. "Na nossa perspetiva e naquilo que temos observado no território, a região teve a capacidade de acolher essas pessoas, mas também terá que ter a capacidade de as integrar verdadeiramente e isso significa que aqui possam encontrar trabalho. Um emprego que as façam sentir valorizadas naquilo que é a sua formação profissional de base. Não podemos cometer o mesmo erro que cometemos no passado recente que foi não aproveitar o movimento migratório de pessoas vindas do leste da europa para Portugal, nomeadamente ucranianos, e ter alguma dificuldade de os integrar nas suas profissões originárias, coisa que ouros países da Europa não fizeram e foram muito mais bem-sucedidos na integração dessas pessoas do que nós fomos. Teríamos tido maior oportunidade de manter mão de obra qualificada no mercado laboral português e, por consequência, na região.
Trata-se de uma oportunidade para debatermos as questões relacionadas com os desafios imediatos e futuros da empregabilidade. Temas como as competências individuais e coletivas, as interfaces entre a oferta formativa e o mercado de trabalho, a valorização dos atributos do emprego e das pessoas nos territórios e nas organizações, serão debatidos em 3 painéis de mesas redondas, a realizar durante 1 dia de trabalho.
Reunindo contributos de atores nacionais, o Fórum será uma excelente oportunidade de podermos, em conjunto, refletir e planear a operacionalização da resposta que necessitamos para a falta de mão-de-obra, focando-nos acima de tudo, no fator de multiplicação: as pessoas.
Empresários, gestores, dirigentes públicos e privados, sociedade civil, todos são convidados a participar neste evento que é um espaço aberto, plural e inclusivo", afirmou Ana Palmeira de Oliveira.
A 2ª edição deste Fórum, surge na sequência do êxito da primeira edição, que teve lugar em 2019, e que resultou como um evento marcante da região, que reuniu um expressivo numero de empresários e individualidades da vida politica e económica, do panorama regional e nacional, para debater temas associados à internacionalização e competitividade.
Animada pelo sucesso da iniciativa, a AEBB, assumiu desde logo o desígnio de repetir bienalmente o evento, visando proporcionar à região e às empresas um momento privilegiado de afirmação a nível regional e nacional, reunir e aproximar o tecido empresarial e outros players com responsabilidades na execução de políticas económicas, assim como propiciar um espaço de debate alargado e promover, simultaneamente, oportunidades de networking entre os participantes.
Desta forma, surge a segunda edição do sob o mote ‘Recursos Humanos: As Pessoas no Centro da Equação’, que pretende ser um espaço de discussão/reflexão dotado de uma agenda temática, que visa mobilizar os principais intervenientes, públicos e privados, em torno de interesses comuns ligados à temática dos recursos humanos e à sua importância no contexto regional.
Temas como “O maior ativo das empresas: as pessoas”, “A importância dos RH no contexto do território” e “Politicas de atração e fixação de pessoas”, vão ser apresentados por keynote speakers inspiradores e vão ser debatidos durante um dia, por oradores e moderadores, de reconhecido mérito, que são convidados a partilhar experiências, conhecimento, ideias e estratégias, num ambiente favorável à discussão e ao diálogo.
A AEBB pretende que seja mais um momento marcante para a região, que fomente a agregação e diferenciação do Território da Beira Baixa. O programa terá início às 09:00 horas de dia 14 deste mês com a acreditação, receção e boas-vindas dos participantes onde estarão presentes a Presidente AEBB, Ana Palmeira de Oliveira, o presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, o reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo e o Presidente, Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.
A abertura institucional do evento empresarial será feita às 09:30 horas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa seguindo-se o início do debate com o Keynote Speaker sobre “O maior ativo das empresas: As pessoas” moderado por João Leitão, professor associado com agregação na UBI onde serão intervenientes, José Martinez de Oliveira, Médico (Ginecologia e Obstetrícia), prof. emérito da UBI, Reinaldo Santos, professor e autor do livro Ser Feliz no Trabalho, Sérgio Monte, Secretário Geral Adjunto da UGT, Alberto Santos, da Global Head of Industrial Frulact e Nuno Marques, COO, Valérius
Ás 11:15 haverá uma pausa para café seguindo-se o debate com Keynote Speaker sobre “A importância dos RH no contexto do território” às 11:30 onde serão intervenientes Oksana Rybak-Turchanina, Coordenadora de Gestão do Conhecimento e Oportunidades de Financiamento no TAGUSVALLEY, Elsa Carvalho, Executive board Member e Head of consulting services do Grupo Egor, Maria Beatriz Rocha Trindade, prof. Cat. e Investigadora CEMRI/Uab, Rui Lopes, Presidente da Direção da Inova-Ria e Vítor Carmona, Business Manager na VG&Partners – Especialistas em Migração.
A moderação estará a cargo de Luís Farinha, Vice-presidente do IPCB.
Ás 15:00 horas terá lugar o debate com o Keynote Speaker, João Ferrão, geógrafo, ICS-ULisboa e moderação de Paulo Ferreira da Silva, Jornal de Noticias sobre “Politicas de atração e fixação de pessoas” onde serão intervenientes António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), José António Vieira da Silva, ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social do XXI Governo Constitucional, António Alberto Costa, Delegado Regional do Centro – IEFP.IP, Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal
Às 16:30 serão apresentadas as principais conclusões do Fórum, pela presidente da AEBB, Ana Palmeira de Oliveira,
Está previsto que o encerramento do evento será feito, ainda sem confirmação da sua disponibilidade, por Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
As inscrições para este segundo Fórum Empresarial da Beira Baixa poderão ser feitas através deste link
http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdImMJRNVymfMX44vbjE0X1Fk9Kt0uCGr9wqNT1h_4gxuoTHA/viewform
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet