Por: Diário Digital Castelo Branco
A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã está a promover um ciclo de sessões informativas dirigidas à comunidade migrante que complementam o trabalho realizado pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) Covilhã, proporcionando um espaço de informação mais específico a respeito dos direitos e deveres desta população em particular.
A primeira sessão decorreu no inicio do mês, dinamizada pela colaboração com a Escola Secundária Campos Melo – Centro Qualifica, sobre a temática da "Educação e o acesso de jovens e adultos estrangeiros ao sistema de ensino em Portugal".
Questões como o acesso a cursos de aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros, os processos de equivalências, reconhecimento de competências e cursos de formação profissional ficaram mais simplificadas para os presentes com os esclarecimentos prestados por Maria Rosa Macedo.
Graças a esta REDE, a Misericórdia da Covilhã conseguiu fazer a diferença na vida de muitos cidadãos estrangeiros, contribuindo para minimizar eventuais constrangimentos relacionados com os processos de regularização no nosso país e de acesso aos diversos serviços públicos disponíveis.
Esta foi a primeira de quatro sessões previstas sobre temas específicos como Emprego, Saúde e Regularização que o CLAIM Covilhã tem definido no seu plano de atividades para o ano de 2022 e cujo objetivo passa por dotar os cidadãos migrantes de conhecimento crescente relativo às respostas disponíveis na comunidade.
O Centro Local de Apoio ao Migrante da Covilhã tem o apoio do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração Social (FAMI), da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e é uma resposta da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã à comunidade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet