Por: Diário Digital Castelo Branco
A sexta e última sessão temática de divulgação, informação e sensibilização pública para a temática das Alterações Climáticas, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) decorreu na semana passada no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
No próximo dia 29 de Junho será apresentada a primeira versão do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB).
Na sessão de abertura, Fernando Reinaldo Ribeiro, o diretor da (EST) , destacou a importância na discussão desta problemática em contexto académico e público. Na sua intervenção Fernando Jorge, presidente do Município de Oleiros, fez questão de lançar algumas questões para debate, a saber: a barragem do Alvito terá ou não razão de ser? a sensibilização para a poupança da água, não deveria ser financiada pelo poder central, assim como a sua reutilização? Ambiente, a Economia, a Sociedade – serão áreas incompatíveis no nosso desenvolvimento?
Na primeira intervenção, Teresa Andresen abordou as questões intrínsecas ao ordenamento do território quanto ao seu regime de ocupação, uso e transformação do solo, e questões relativas à gestão da paisagem, nas medidas e nas ações para uma intervenção mais ativa. “Estamos perante novas políticas, novos instrumentos, novas catástrofes naturais, novas crises humanitárias e novas tendências e valores”, sublinhou. “Que paisagem queremos em 2030 na Beira Baixa?”, questionou, deixando mesmo algumas pistas - “estamos perante coisas simples que passam pela gestão, conservação e proteção ativas”, defendeu.
Já Paulo Marques, da Allbesmart Lda e docente do IPCB, abordou o tema das Cidades Inteligentes e como estas podem adaptar-se às Alterações Climáticas, enunciando ações concretas, designadamente o projeto piloto da rega remota e inteligente no Parque das Violetas, em Castelo Branco; a monitorização remota da qualidade da água no rio Tejo com o município de Vila Velha de Rodão; projeto City Action, postes de iluminação solar em Castelo Branco; realidade aumentada para apoio à operação de redes de água na região de Aveiro; os sistemas inteligentes de transporte (ITS). “Curiosamente foi o progresso tecnológico que causou o problema e será a tecnologia a resolver ou mitigar esse problema”, a Beira Baixa funcionará assim como um “laboratório de teste de medidas de combate às Alterações Climáticas”, concretizou.
Ana Daam, da Agência Portuguesa do Ambiente reconheceu o “inegável papel dos Municípios e das Comunidades Intermunicipais”. Além da abordagem dos riscos das Alterações Climáticas e dos eventos extremos, a responsável fez um enquadramento da política climática nacional e europeia e sobre a evolução das políticas de adaptação às Alterações Climáticas em Portugal. “É essencial a integração da adaptação nas diversas políticas públicas, o que constituí um desafio, mas também uma inevitabilidade, sob pena de não preparar convenientemente o território e as populações para os impactos”, concluiu.
No final desta intervenção seguiu-se o debate livre, com moderação de Fernando Reinaldo Ribeiro, diretor da (EST). João Carvalhinho, 1º Secretário do Secretariado Executivo da CIMBB, encerrou a 6ª Sessão destacando o “excelente momento de participação e partilha”. Acredita que o PIAAC-BB será “o melhor roteiro e o mais adequado para a Beira Baixa” e “não será para ficar na gaveta”, afiançou. “Este é o nosso compromisso e isto significa que a CIMBB e os municípios da BB não cruzam os braços perante este enorme desafio societal”, concluiu.
Finda esta fase de discussão sobre diferentes temáticas já abordadas, será criado e implementado o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB). A sua apresentação preliminar acontece no dia 29 de junho, para que seja alvo de discussão pública a posteriori nos meses seguintes.
O PIAAC-BB é cofinanciado pelo PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet