Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 23 de junho de 2022

Alunos penamacorenses visitaram museus Tavares Proença e Cargaleiro ao "Bordar Aprendizagens"

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito do ateliê “Bordar Aprendizagens”, no dia 24 de maio, os alunos deslocaram-se a Castelo Branco para participarem em duas atividades programadas e desenvolvidas nos museus Tavares Proença Júnior e Cargaleiro.

No período da manhã, os alunos tiveram oportunidade de visitar todo o Museu Tavares Proença Júnior, com especial incidência e atenção ao espaço reservado às colchas de Bordado de Castelo Branco e à exposição temporária de Nadir Afonso. Os alunos puderam, ainda, visualizar em pormenor os pontos característicos, as diferentes misturas de cores e adaptação do bordado à vida quotidiana, percebendo ainda que se trata de um importante ativo no crescimento da economia local. No período da tarde, os alunos visitaram o Museu Cargaleiro, onde puderam observar os trabalhos expostos pelo mestre, interagindo com o guia e tendo evidenciado os conhecimentos já consolidados nas atividades do atelier sobre a obra e vida de Manuel Cargaleiro. A atividade terminou com a participação dos alunos no ateliê de pintura de azulejos. Os alunos mostraram muito interesse e participaram ativamente, o que permitiu desenvolver a aquisição das aprendizagens de forma diversificada e em espaços não formais. Já no contexto da atividade “Hortas Pedagógicas” foi realizada uma aula exterior para identificação de plantas bioindicadoras, apresentando e explicando a sua função no solo à turma de 6º B do AERS, tendo para isso contado com o contributo do aluno Augusto Lopes.

Este projeto foi implementado pela Câmara Municipal de Penamacor e insere-se na atividade 1.10 do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, resultado de uma candidatura a fundos comunitários liderada pela CIMBB - Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!