Por: Diário Digital Castelo Branco
A Casa da Cultura da Sertã, no distrito de Castelo Branco, tem patente ao público, até ao dia 31, a exposição “A I República no concelho da Sertã”.
“Patente no mês em que se celebra a Implantação da República, a exposição ilustra a situação vivida no concelho da Sertã no período que antecedeu e procedeu o 5 de Outubro de 1910”, referiu, em comunicado, o município.
Realizada pelo Arquivo Municipal da Sertã, no âmbito das comemorações do primeiro Centenário da República, a exposição revisita o ambiente vivido no concelho no final do século XIX, durante o Liberalismo, após o regicídio (1908) e os dias que se seguiram ao 5 de Outubro de 1910.
“Destaca figuras sertaginenses de vulto como Guilherme Nunes Marinha, Domingos Tasso de Figueiredo, Zeferino Lucas de Moura, José Carlos Ehrhardt, Luís Domingues da Silva Dias, Virgílio Nunes da Silva, Abílio Correia da Silva Marçal e Túllio Victorino, entre outros”, lê-se na nota.
A exposição pode ser apreciada até ao dia 31, na Casa da Cultura da Sertã, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00, e aos fins de semana sempre que decorram eventos naquele espaço.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet