Por: Diário Digital Castelo Branco
O município da Sertã vai homenagear, no dia 03 de Novembro, o padre Manuel Antunes, com a estreia nacional do documentário que retrata a vida e obra desta figura ímpar da academia e da cultura portuguesa.
“Este será um dia de homenagem a um dos nossos maiores vultos. Não queremos apenas celebrá-lo, mas sobretudo refletir acerca do legado que nos deixou, ainda para mais numa época tão incerta e cheia de desafios como aquela em que vivemos”, afirma, em comunicado, o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda.
O autarca realça a importância deste dia e considerou que o município “tem o dever de continuar a inesgotável tarefa de divulgar a obra do Padre Manuel Antunes, fazendo chegá-la às novas gerações e ainda a todos aqueles que não contactaram com os seus escritos”.
A escolha do dia 03 de Novembro para esta homenagem foi simbólica, pois esta é a data de nascimento de Manuel Antunes.
Do programa fazem ainda parte a apresentação de vários livros, uma sessão de debate com alunos e a inauguração de uma exposição.
Professor universitário, ensaísta, crítico literário e filósofo, Manuel Antunes tornou-se num dos mais brilhantes pensadores nacionais e numa figura de relevo da cultura portuguesa.
Em 2018, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou-o, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet