Por: Diário Digital Castelo Branco
O Míscaros - Festival do Cogumelo, que se realiza todos os anos no Alcaide, concelho do Fundão, vai decorrer de dia 18 a dia 20 e desafiará a comunidade migrante a confecionar pratos dos países de origem.
micológica da serra da Gardunha, onde, lembrou a organização, estão identificadas 533 espécies de cogumelos.
Igualmente citado no comunicado, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, destacou a importância da iniciativa: “A Serra da Gardunha é a nossa casa comum que temos de proteger. E não há melhor maneira de a proteger do que promover o conhecimento e tornar esta diversidade micológica um atrativo, mas também um ativo económico da região”.
O programa contará ainda com os habituais passeios micológicos, bem como com uma prova de ‘geocaching’ (Geomiscarada) ou o passeio Cãogumelo, entre outras atividades na natureza.
Na componente solidária, as receitas do almoço comunitário de domingo e as entradas na Arena da Floresta e do Conhecimento revertem a favor da reflorestação da “Quinta Vale d'Encantos”, que este verão foi atingida por um fogo.
O festival continuará ainda a recorrer a materiais recicláveis, o que acontece desde 2015, e vai criar uma equipa chamada “Companheiros de Festa” para acompanhar pessoas com necessidades especiais.
O programa completo pode ser consultado na internet através do endereço http://www.festivalmiscaros.pt.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet