Por: Diário Digital Castelo Branco
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) tem patente ao público até 16 de abril de 2023, algumas das mais representativas peças da coleção Norlinda e José Lima na exposição “Sonho Europeu II”.
A exposição, com curadoria do crítico e comissário português de exposições de arte Miguel Amado, pretende dar continuidade à exposição “Sonho Europeu I”, realizada em 2019, e apresenta artistas portugueses e estrangeiros, históricos e contemporâneos, consagrados e jovens.
Em nota de imprensa, o Gabinete do Presidente da Câmara explica que esta é uma iniciativa que decorre em parceria com o município de São João da Madeira (distrito de Aveiro), através do Centro de Arte Oliva.
Tal como no “Sonho Europeu I”, esta exposição “traça uma panorâmica da coleção Norlinda e José Lima, integrando obras representativas de várias técnicas, estilos, cronologias e geografias”.
Citado no documento, Miguel Amado salienta que “para além de qualquer significado que cada obra possui, refletindo a visão do mundo do artista que a criou, a sua junção estabelece novas constelações de imagens e assuntos”.
“Uma parte das obras selecionadas remete para questões de índole social ou histórica, num discurso artístico, mas de índole pessoal, acerca de múltiplos temas políticos”, sustenta.
Segundo o crítico de arte, o discurso expositivo “baseia-se nas afinidades visual, intelectual, emocional ou espiritual” que emergem das obras “colocadas” em diálogo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet