Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 26 de novembro de 2022

Tejo Internacional: II Jornada Transfronteiriça de Astrofotografia já tem vencedores conhecidos

Por: Diário Digital Castelo Branco

Alejandro Cristo e Borja Paredes, são os vencedores dos concursos da segunda Jornada Transfronteiriça de Astrofotografia no Tejo Internacional. 

Por ocasião da II Jornada Transfronteiriça de Astrofotografia no Tejo Internacional, celebrada nos dias 19 e 20 de novembro na localidade de Salorino (Cáceres), foram organizados dois concursos, um de astrofotografia e outro de fotografia patrimonial noturna, cujo resultado se ficou a conhecer durante o encerramento da atividade. O júri foi formado pelos conferencistas da jornada, José Luis Quiñones, cofundador do complexo astronómico «Entre Encinas y Estrellas»; Jesús Manuel García, melhor fotógrafo 2019 e sub-campeão do mundo da 29ª edição da Bienal FIAP-França 2021; e uma técnica em representação da Direção Geral de Turismo da Junta da Extremadura, organizadora da jornada.

Na categoria de Melhor Astrofotografia, o vencedor foi Alejandro Cristo, de Cáceres, Doutor Europeu de Tecnologias Informáticas e diretor da empresa Himalaya Computing. O trabalho vencedor tem o título de Saturno. Segundo o autor é uma fotografia de grande aumento de Saturno em oposição (ponto mais próximo da Terra) em que é possível visualizarmos pormenores como as faixas equatoriais que atravessam o planeta, a divisão de Cassini no sistema de anéis, a sombra dos anéis projetada no planeta (na parte superior) e a sombra do planeta projetada sobre os anéis (na parte inferior).

Na categoria de Melhor Fotografia Patrimonial Noturna, o vencedor foi Borja Pariente, de 29 anos, natural de Valencia de Alcántara, residindo atualmente em Cáceres. Informático no âmbito de desenvolvimento de software, foi premiado pela fotografia intitulada El Mellizo.

Em palavras do autor, trata-se de uma fotografia «circumpolar» de rastos de estrelas (startrails em inglês). Para a conseguir, fez uma captura de 150 imagens, realizando diferentes iluminações com lanterna sobre o primeiro plano e o interior do dólmen El Mellizo, e um enquadramento em direção norte, para capturar a Estrela Polar. Depois editou a fotografia, realizando um empilhamento das imagens capturadas usando diferentes aplicações para os ajustamentos finais.

A II Jornada Transfronteiriça de Astrofotografia no Tejo Internacional faz parte das atividades que a Direção Geral de Turismo tem vindo a realizar, desde 2020, para a valorização do astroturismo na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo Internacional, dentro do projeto europeu Tejo-Tajo Internacional Rede (REDTI).

Esta atividade contribui também para a estratégia «Extremadura Buenas Noches», com a qual a Junta da Extremadura promove o conjunto da região como destino único para a observação do céu noturno, que conta com um certificado Starlight que garante as suas excelentes condições.

Esta jornada realiza-se no quadro da terceira convocatória do projeto TAEJO INTERNACIONAL REDE (0068_REDITI_4_E) cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!