Por: Diário Digital Castelo Branco
A Festa das Varas do Fumeiro regressou à freguesia de Aranhas, em formato presencial, no passado fim-de-semana de 27 a 29 de Janeiro.
O momento alto do certame decorreu no dia 28 com o tradicional Desfile das Varas e o Leilão do Fumeiro. Animação de rua, concertos, demonstrações culinárias, tasquinhas, artesanato, animação infantil temática, teatro de rua itinerante e o tradicional Festival de Folclore não faltaram ao evento.
No dia 27, destaque para as atuações dos Cavaquinhos da Escola Geração Musical e do grupo de música tradicional “Siga a Farra”. Já no dia seguinte, grupos de concertinas, os Picadinhos da Concertina e as Tresmoças cantaram as Janeiras, antes de arrancar o Desfile das Varas e Leilão do Fumeiro. De noite, lugar para o concerto do grupo de música tradicional 7 Saias. No último dia, de realçar a atuação do Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel D’Acha e a XXII edição do Festival de Folclore que contou com a participação do Grupo de Cantares do Pedrógão de S. Pedro – Beira Baixa; do Rancho Folclórico as Ligeirinhas de Antões – Pombal / Beira Litoral; do Grupo Folclórico U Fresnu – Espanha; e do Rancho Folclórico de Aranhas – Beira Baixa. A animação de rua durante o evento esteve a cargo do Grupo de Bombos do Barco, de As Fumeiras De Aranhas, dos Picadinhos da Concertina, das Tresmoças, dos Pifaradas e Gaitadas, dos Manta D’Ourelos, das Quinas de Sernancelhe, dos Fanfarrões da Beira, do grupo Silva e Desgarradas, dos Bombos de Valverde e dos Bordões da Beira.
Durante os três dias do evento decorreram, ainda, showcookings de gastronomia tradicional “À mesa com o fumeiro”. Recorde-se que a Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas.
Na inauguração marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, o Secretário Executivo da CIMBB, João Carvalhinho, e o Presidente da Junta de Freguesia de Aranhas, Luís Vaz, além das mais diversas entidades. António Luís Beites Soares deixou uma palavra à Junta de Freguesia local e a todos os populares que ajudam a que o certame possa acontecer.
“É um retomar da tradição que tínhamos antes do COVID e acho que vai ser um grande fim-de-semana em Aranhas com promoção cultural e de um produto que aqui é feito ainda de uma forma genuina. Temos que continuar a preservar um produto genuino de Aranhas, do concelho e de toda a Beira Baixa”, disse. O evento é organizado pelo Município de Penamacor, pela Junta de Freguesia de Aranhas e pelo Rancho Folclórico local.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet