Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 7 de fevereiro de 2023

Fundão: Fevereiro é mês de cinema na Moagem com nova rúbrica

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito da programação do Cineclube Gardunha, irão realizar-se, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, as exibições de diversos filmes no mês de Fevereiro.

Este mês terá início uma nova rúbrica que se pretende regular, o Cine Gardunha Acolhe. Trata-se de um espaço aberto às afinidades locais, quer em trabalhos realizados na região do Fundão e no seu entorno próximo quer de pessoas que tenham ligação a estas geografias. As primeiras exibições relativas a esta rúbrica irão acontecer no dia 8 de fevereiro, com a exibição dos filmes “A Raposa”, de Leonor Noivo, e “As Sacrificadas”, de Aurélie Oliveira Pernet.

Ao longo de fevereiro terá possibilidade de assistir à exibição dos seguintes filmes:

Quarta-feira, 8 de fevereiro, 21h30

·        “A Raposa” | Rúbrica Cine Gardunha Acolhe | No dia 8 de fevereiro será exibido o filme “A Raposa”, de Leonor Noivo, que é literalmente passado na serra da Gardunha. Este é um filme sobre todas as pessoas que sofrem de anorexia, em que a “raposa” é a metáfora para uma obsessão por cada passo, cada gesto, cada respiração. Este documentário conta com a participação de Patrícia Guerreiro, Arlete Guerreiro, António Barbosa e Maria Conceição Pereira. A exibição do filme contará com a presença de Patrícia Guerreiro.

·        “As Sacrificadas” | Rúbrica Cine Gardunha Acolhe | Ainda no dia 8 de fevereiro será exibido “As Sacrificadas”, de Aurélie Oliveira Pernet. Esta película mistura atores profissionais com pessoas reais da zona e tem como pano de fundo os incêndios que todos os anos devoram o nosso país. Conta com a participação de Tânia Alves, Adriano Luz, Francisco Nascimento, Maria João Vaz e Valerie Braddell.

Quarta-feira, 15 de fevereiro, às 21h30

·        “Fairytale” | No dia 15 de fevereiro irá ser exibida uma “obra visionária” de Aleksandr Sokurov. Misturando história, animação e experimentalismo, figuras como Hitler, Mussolini, Estaline, Churchill, Napoleão ou Jesus Cristo vão interagir em imagens de arquivo ou invenções indefiníveis. Este filme conta com a participação Alexander Sagabashi, Vakhtang Kuchava e Fabio Mastrangelo.

·        “Lucifer Rising” | Ainda no dia 15 de fevereiro será também exibido o filme de Kenneth Anger, considerado um filme maldito, pelo título, mas também por uma série de fatos macabros estar envolvido com a produção dele.

Quarta-feira, 22 de fevereiro, às 21h30

·        “A Vida de Uma Mulher” | Ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos | Programado pela The Stone and the Plot e por Miguel Patrício, “A Vida de Uma Mulher” é a primeira escolha, filme de 1953, baseado na peça do dramaturgo japonês “Kaoru Morimoto”. De Yasuzõ Masumura, este filme conta com a participação de Machiko Kyô, Jirô Tamiya e Masaya Takahashi.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!