Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 9 de fevereiro de 2023

Ródão: Filme "Interdito a Cães e Italianos" estreia-se nos cinemas a 30 de Março

Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

O filme “Interdito a Cães e Italianos", inspirado numa história de família, de emigração, do realizador francês Alain Ughetto, que conta com coprodução portuguesa e teve montagem e misturas de som realizadas nos estúdios em Gavião de Ródão, concelho de Vila Velha de Ródão, estreia-se nos cinemas a 30 de Março, revelou a Risi Film.

A longa-metragem terá antestreia em Lisboa, dias antes da estreia nas salas portuguesas, no âmbito do Monstra – Festival de Animação de Lisboa, com a presença do realizador.

“Interdito a Cães e Italianos” é uma longa-metragem de animação em ‘stop motion’, com animação de volumes, que resulta de um trabalho de coprodução entre nove produtoras de França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal, através da Ocidental Filmes.

De acordo com esta produtora, a participação portuguesa passou pela integração de profissionais nas equipas de animação e ‘compositing’ e pelo trabalho de montagem e misturas de som, realizadas nos estúdios em Gavião de Ródão, concelho de Vila Velha de Ródão.

O filme contou também com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual de 2020.

“Interdito a Cães e Italianos” é um filme sobre emigração italiana no início do século XX, mas é também sobre memória e laços familiares, seguindo os passos de Luigi Ughetto, avô do realizador.

A longa-metragem chegará aos cinemas portugueses com um currículo de prémios, entre os quais o prémio do júri do Festival de Annecy (França) ou o de Melhor Filme de Animação da Academia Europeia de Cinema.

Os produtores são candidatos aos Prémios Cartoon Movie deste ano.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!