Zeus: Uma das figuras mais populares da mitologia grega

Zeus, o deus do céu e do trovão, é uma das figuras mais conhecidas da mitologia grega. Ele é o governante do Olimpo, a montanha que se diz estar para além das nuvens. A sua arma é o trovão, e os gregos recorriam frequentemente à sua figura quando precisavam de chuva.

  • Cultura
  • Publicado: 2023-02-22 10:12
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Estes atributos de Zeus são na maioria de origem Indo-Europeia. De facto, Zeus é uma das poucas divindades gregas cujas origens podem ser rastreadas até ao povo Indo-Europeu com um certo grau de certeza. No entanto, a análise das suas origens indo-europeias é mais complexa do que pode parecer inicialmente.

Ao olhar para os panteões de outros povos indo-europeus, é notável que o deus do céu e o deus do trovão são frequentemente retratados como figuras separadas. Isto contrasta com a mitologia grega e romana, onde Zeus e Júpiter assumem ambos os domínios. Isto sugere que pode ter havido uma fusão destes dois papéis na cultura grega.

Vale também a pena realçar que Zeus está frequentemente associado ao clima, particularmente ao fenómeno das trovoadas. Esta é uma característica comum entre os deuses do céu indo-europeus, e pensa-se que a associação de Zeus com trovões e relâmpagos pode ter tido origem no seu papel de deus do céu. Adicionalmente, a ligação entre Zeus e a chuva é também uma característica comum entre os deuses celestiais indo-europeus.

Apesar da complexidade das suas origens, Zeus mantém-se como uma das mais proeminentes figuras da mitologia grega. O seu papel como governante do céu e do trovão é um aspeto central do seu carácter, e foi este fator que o tornou uma figura tão duradoura na cultura ocidental. Por esse motivo, Zeus continua a ser uma figura popular na literatura, no cinema, e noutras formas de meios de comunicação, e é provável que o seu legado continue presente por muitos anos.

 

A ascensão de Zeus ao poder

A subida de Zeus ao poder é uma história bastante popular, que foi contada de forma bastante interessante na publicação "Teogonia" da autoria de Hesíodo, a qual foi escrita algures por volta de 720 a.C.

Esta história começa com o pai de Zeus, Cronos, o rei dos Titãs - as antigas divindades que governaram o mundo antes da chegada dos deuses do Olimpo ao poder. Cronos, pensava que iria sofrer o mesmo destino que o seu próprio pai, Urano, que foi castrado por Cronos. Por essa razão, engoliu os seus próprios filhos para os impedir de alcançarem todo o seu potencial.

No entanto, a mãe de Zeus, Rhea, conseguiu impedir que Cronos engolisse o seu filho mais novo, Zeus. Conseguiu enganá-lo, fazendo com que, em vez de Zeus, ele engolisse uma pedra embrulhada em roupa. Depois desse evento, Zeus foi escondido e criado em segredo na ilha de Creta.

Com a idade, Zeus disfarçou-se de forma inteligente, como o portador da taça de Cronos. Sob este disfarce, Metis, o seu mentor, forneceu-lhe uma mistura de mostarda e vinho. Esta poção fez com que Cronos expulsasse todas as crianças que antes tinha engolido, que agora estavam crescidas e prontas para a ação.

Com a ajuda dos seus irmãos recém-libertados, Zeus orquestrou uma revolta contra os titãs. Após dez anos de batalhas, os deuses do Olimpo acabariam por derrotar os titãs e Zeus assumiu o papel de Rei dos deuses, fixando a sua residência no Monte Olimpo. 

Cumprindo o seu papel de governação, Zeus atribuiu a cada um dos outros deuses um conjunto de responsabilidades e áreas de atuação.

 

Quais eram as tarefas divinas de Zeus?

Zeus era uma figura idolatrada na mitologia grega, conhecida pelo seu poder supremo e por ter diversas responsabilidades.

Era o Rei dos deuses, assim como o deus do céu e do trovão. Assim, a sua principal responsabilidade era governar tudo na Terra. Do topo do Monte de Olimpo, ele governava assim todos os outros deuses e os seus filhos.

Entre os muitos títulos que possuía, podemos destacar "Zeus Xenios", o patrono da hospitalidade e dos convidados, e "Zeus Horkios", o guardião dos juramentos. Zeus controlava o tempo e garantia que a justiça era implementada.
Desta forma, é inegável que Zeus desempenhou um extenso papel na mitologia grega, estando presente em diversas áreas.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB