Por: Diário Digital Castelo Branco
No âmbito da programação do Cineclube Gardunha, irão realizar-se, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, as exibições de diversos filmes no mês de março.
Este mês terá como vetor principal a música, com escolhas variadas tanto nos géneros musicais como nas formas cinematográficas.
No dia 1 de março, várias homenagens a um dos mais reconhecidos músicos do período clássico da música, Johann Sebastian Bach e ao recente falecido Jean-Marie Straub, que, com a sua esposa, Danièle Huillet, construiu a obra cinematográfica “A Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach”, de 1968. A anteceder a sessão, “6 Bagatelas”, de Pedro Costa, «seis cenas que Pedro Costa deixou de fora da montagem final de “Onde jaz o teu sorriso?”, rodado durante a montagem de “SICILIA!”, com Jean-Marie Straub e Danièle Huillet em trabalho e na intimidade».
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será exibida a filmagem do concerto dos Mata-Ratos no Octógono, aquando do concerto dos 40 anos. Os Mata-Ratos são uma das mais lendárias bandas do punk português e para assinalar os seus quarenta anos deram um concerto no Octógono, no Fundão, que Patrick Mendes filmou. O vocalista Miguel Newton irá apresentar a sessão. Nesta mesma sessão teremos uma viagem a outra lenda do punk, Patti Smith, em que será exibido um filme de Sophie Peyrard e Anne Cutaia, com o racoord “Patti Smith, Poeta do Rock”.
No dia 15 de março, o Cineclube Gardunha entrará no terreno do hip-hop, com o documentário “Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes”, de Catarina David e Francisco Noronha, que visita as fundações e o nascimento deste estilo musical na cidade do Porto e de Gaia, com testemunhos de Mind da Gap ou Dealema.
Para fechar, no dia 29 de março, será exibido aquele que é porventura o mais musical e cósmico da história do cinema, “2001, Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. O passado, o futuro, o presente e o destino do homem, os planetas e o espaço sideral, bailam ao sabor das notas de Richard Strauss e ou de György Ligeti.
No âmbito do volume de Os Mestres Japoneses Desconhecidos, será exibido, no dia 22 de março, “Johnny Coração de Vidro”, de Koreyoshi Kurahara. Um filme baseado em “La Strada”, de Frederico Fellini, que é mais um filme resgatado pelo programador Miguel Patrício e pela The Stone and the Plot.
A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet