Por: Diário Digital Castelo Branco
A Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova aprovou, por unanimidade, um investimento de 1,2 milhões de euros na rede de transportes municipais para os próximos cinco anos.
Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova refere que a proposta apresentada surge no âmbito dos compromissos plurianuais com a Comunidade de Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na área dos transportes.
“Trata-se de um investimento de 1,2 milhões euros para os próximos cinco anos, que vai ao encontro das necessidades da população e estudantes, com vista a uma rede de transportes municipal e intermunicipal de maior qualidade e proximidade”, explica a autarquia.
O objetivo passa por tornar a rede municipal e a ligação Idanha-a-Nova–Castelo Branco (e vice-versa) gratuitas para os cidadãos residentes e recenseados no concelho e para estudantes do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, da Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova e da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.
Citado no documento, o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, indica que para a definição da rede de transportes “foram auscultadas as necessidades das várias freguesias e dos estudantes”.
“Com este investimento avultado, queremos ser o mais abrangentes possível, de forma a dar cobertura a todo o concelho e às necessidades dos utilizadores de transportes públicos”, sublinha.
Atualmente existem seis linhas municipais diárias, cinco ligações de Idanha-a-Nova a Castelo Branco e quatro ligações no sentido contrário (as ligações sofrem ajustes no período não escolar), estando em consideração o seu reforço.
Existem ainda seis linhas no âmbito do Cartão Raiano, distribuídas de segunda a sexta-feira.
O autarca esclarece que a Câmara Municipal está disponível para fazer os ajustes que se venham a revelar necessários à população.
“O objetivo é prestar um serviço acessível e de qualidade”, conclui.
Depois de aprovadas as medidas em Assembleia Municipal, na segunda-feira, segue-se o lançamento do concurso público por parte da CIMBB.
Segundo o município de Idanha-a-Nova, neste concurso será também introduzida a possibilidade de transporte flexível e de transporte a pedido, o que irá permitir adaptar serviços às necessidades da população, bem como a otimização de meios e recursos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet