Por: Diário Digital Castelo Branco
A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou, por maioria, a primeira revisão ao orçamento municipal para 2023, com um reforço superior a três milhões de euros, face ao inicialmente previsto.
“Estes três milhões de euros irão ser utilizados no reforço de rubricas orçamentais já previstas, por exemplo a empreitada de pavimentação que está prevista avançar no segundo semestre deste ano”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
O orçamento do município de Proença-a-Nova para 2023 passa para os 18,9 milhões de euros, representando um aumento superior a três milhões de euros, em relação à verba aprovada em novembro de 2022 (15,7 ME) depois desta primeira revisão, aprovada por maioria, com cinco abstenções dos deputados municipais do PSD, na sessão da Assembleia Municipal de segunda-feira.
Segundo a Câmara de Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco), para o aumento do orçamento, “a maior verba é referente à inclusão do saldo de gerência de 2022 (cerca de 2,7 ME)”.
Estão igualmente incluídos os valores de empréstimos realizados no âmbito das empreitadas de requalificação em curso no Parque Empresarial de Proença-a-Nova e da Área de Acolhimento Empresarial de Vale Porco, em valor superior a 400 mil euros.
“A restante verba provém de candidaturas realizadas pelo município que foram aprovadas, nomeadamente o Programa RecolhaBio - Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, apoiada em cem por centro, e ao ajuste orçamental relativo ao projeto desenvolvido na Serra das Talhadas”, lê-se na nota.
A autarquia sublinhou ainda que os maiores investimentos em curso no município “serão reforçados, nomeadamente as requalificações do Parque Empresarial e da Área de Acolhimento Empresarial de Vale Porco”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet