Por: Diário Digital Castelo Branco
A exposição "Sinais de Fé" apresenta algumas coleções de um dos mais importantes símbolos do cristianismo e do catolicismo: o Crucifixo.
Trata-se de uma das coleções pertencente à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Alcains, que habitualmente não se encontra exposta, que estará patente até ao dia 30 de Abril, e vai ser inaugurada no próximo dia 1 de Abril.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a coleção, oferecida à paróquia de Alcains, pertenceu ao falecido D. Aurélio Granada Escudeiro, antigo Bispo Emérito de Angra. A exposição contempla crucifixos, maioritariamente estrangeiros, da Alemanha, Polônia, Filipinas, Peru, México, Goa, da Turquia, Terra Santa e vários outros africanos.
A exposição conta ainda com peças do acervo particular de Francisco Elias, onde são apresentados trabalhos de alguns dos melhores artesãos nacionais sob a temática geral da Páscoa/Crucificação reforçando a divulgação do património etnográfico português e a sua evolução ao longo dos tempos, realizada pelo Museu do Canteiro. A coleção apresenta um leque variado de crucifixos feitos em diversos materiais e das mais diferentes regiões. Esta exposição não poderá, desta forma, deixar de abordar as diferentes formas de interpretação/representação do culto popular pascal.
Vários outras pessoas quiseram ceder temporariamente os seus crucifixos dando assim mote a uma futura iniciativa.
Para venda e dando continuidade à parceria estabelecida com a Alforge, encontrará crucifixos e últimas ceias de artesãos nacionais.
A exposição estará patente no Museu do Canteiro até ao dia 30 de Abril de 2023.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet