Aí estão, as novas profissões que a IA já está a trazer

Estar atento(a) aos desenvolvimentos do que a IA (Inteligência Artificial) representa nas alterações no mercado de trabalho é bem mais importante do que gastar tempo com teorias da conspiração.

  • Opinião
  • Publicado: 2023-04-12 17:43
  • Por: Antero Carvalho

Olhe para estas tecnologias como aliados preciosos e não dê ouvidos aos negacionistas, profetas da desgraça e Velhos do Restelo.

O mundo é feito de mudanças e evolução. Sempre que chega uma época disruptiva, como esta que se inicia aqui, há quem não se sinta confortável com mudanças e lute com tudo o que tem, uns para manter o seu status quo, outros simplesmente por medo do desconhecido, por negação a sair da sua zona de conforto. No entanto, o futuro irá continuar, consigo a bordo ou consigo apeado, largado no presente, a viver e a suspirar, com o passado. O futuro que irá surgir, rapidamente quebrará velhos paradigmas e quem se saiba adaptar, será quem colherá os seus frutos.

Estando há tantos anos a olhar e a pesquisar IA, não tenho dúvidas do quanto estas tecnologias irão trazer de mudanças. Certamente alguns perigos, mas também muitas oportunidades. A principal que já se pode sentir é a democratização e um nível de empoderamento para quem olhe para a IA como uma aliada.

Um profissional com muita competência, mas poucos recursos, até aqui pouco podia fazer, a não ser resignar-se à velha sina de ter de estar condenado aos jogos do poder financeiro, político ou social. Agora, com apenas uma ligação à Internet, um computador, aliando as suas capacidades à IA que já temos disponível, deixa de estar sujeito(a) a esses velhos e fadados "limites".

A IA vem para servir o Homem, para lhe trazer a igualdade de acesso a ferramentas, como nunca se assistiu na história da humanidade. A IA vem para fazer tudo o que até aqui escraviza o homem, e assim libertá-lo, para o que sempre deveria ter sido o seu legado: Ter tempo para se desenvolver enquanto ser humano e viver.

Já agora, se está preocupado com os trabalhos que a IA irá substituir, porque irá, deixo aqui alguns exemplos, mas também, aqui ficam exemplos daqueles que serão criados, na maioria, reconvertendo anteriores e dando-lhes essa liberdade e qualidade que menciono:

Reinvenção de algumas profissões;

Programadores e engenheiros informáticos, designers, técnicos de marketing, redatores e tradutores, técnicos de contabilidade, juristas, arquitetos, engenheiros mecânicos e civis, gestores, economistas e a lista continuaria...

Mas surgirão novos, onde todos estes profissionais, aliando o seu conhecimento e formação técnica, à particularidade do nexialismo, permitirá que a maioria dos profissionais competentes se tornem em super-profissionais no futuro.

Assim, um engenheiro civil passará a ser um super-engenheiro civil se aprender a operar estes sistemas de IA, elevando a sua capacidade de trabalho e a qualidade dezenas ou até centenas de vezes, reduzindo o seu desgaste, aumentando a sua produtividade e qualidade de vida. O mesmo ocorrerá com os arquitetos, os programadores, os designers, os técnicos de marketing, os juristas, os contabilistas, os consultores, gestores, redatores, e a lista continua...

Assim teremos este novo mundo onde ouviremos brevemente falar em: Engenheiro de prompt de IA, designer de prompt de IA, arquiteto de prompt de IA, economista de prompt de IA, gestor de RH de prompt de IA, e a lista continua...

O "nexialismo" é um termo criado, originalmente, pelo autor norte-americano A. E. van Vogt em seu romance "O Mundo por um Fio" para descrever a abordagem multidisciplinar da resolução de problemas complexos. Este termo está agora a ser associado para descrever o conjunto de características que são fundamentais para a transformação e transição de velhas profissões para novas funções, onde a capacidade de operar e interagir com as interfaces (Prompts da IA) são parte das competências, aliadas dessa característica nexialista humana.

Nexialismo é uma teoria interdisciplinar que enfatiza a necessidade de uma abordagem holística para a resolução de problemas complexos. Baseia-se na ideia de que, para entender e resolver problemas complexos, é necessário reunir informações de várias disciplinas, integrá-las e aplicar uma abordagem sistemática para encontrar soluções.

Embora o nexialismo não seja uma profissão, em si, a abordagem multidisciplinar que ele enfatiza é peça fundamental para ser aplicada em várias profissões, aliando aos conhecimentos que são necessários ter para gerir de forma eficaz os sistemas de inputs das IA's (Prompts de IA). Ou seja, serem capazes de escrever as instruções certas para que os outputs sejam os mais eficazes, dentro do que são as suas áreas de conhecimento profissional, potencializando assim o poder de resultado das IA's quando aplicadas nas diferentes áreas técnicas e necessidades profissionais.

É todo um novo mundo que aí vem, por isso lhe pergunto: Qual será a sua atitude perante este inevitável e admirável novo mundo do trabalho? Vai lutar contra ele, negando-o, ou vai perceber que ele é algo inevitável e assumir este desafio como uma imensa oportunidade para ter a sorte que tanto se queixou de sempre lhe ter fugido?

Seja bem-vindo(a) ao futuro.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB