Por: Diário Digital Castelo Branco
É cedo para a festa ou o Benfica é o principal favorito ao campeonato de futebol?
As águias parecem embaladas para o título. Mas o Benfica é mesmo favorito a ganhar o campeonato de futebol ou há esperança para os rivais? Saiba o que joga a favor e contra os encarnados na reta final da Liga.
Praticamente com 100 golos marcados na época, melhor goal-average e uma vantagem de sete pontos sobre o principal perseguidor na Liga, tudo parece indicar que o Benfica vai este ano conquistar o título nacional. Mas será seguro usar o código promocional solverde para apostar no 38º título encarnado ou ainda é cedo para dar este triunfo como garantido? Veja o que joga a favor e contra os encarnados até ao desfecho do campeonato.
ESTATÍSTICAS APONTAM PARA A VITÓRIA DO BENFICA
Os números do campeonato indicam que o Benfica é a equipa mais forte. Tem apenas duas derrotas (contra três do Porto e 5 do Braga), o melhor ataque com 68 golos (contra 58 do Porto) e a melhor defesa com apenas 16 golos sofridos (o FCP tem 18). E, acima de tudo, leva sete pontos de avanço sobre os Dragões e nove sobre os Guerreiros do Minho.
Além disso, olhando para as doze últimas temporadas, apenas o Sporting (20/21) e o FC Porto (10/11) tinham maiores vantagens para os perseguidores diretos, respectivamente de 9 e de 11 pontos. O máximo que o Benfica teve desde o início da última década foram 7 pontos, em 2013/14. E em todas estas épocas o desfecho foi o mesmo, com o líder do campeonato à 22ª jornada a sagrar-se campeão no final da temporada. Aliás, nos últimos doze anos apenas em quatro ocasiões o líder da Liga à 22ª jornada não festejou o título no fim da época. Mas nessas situações o topo da classificação estava bem mais disputado, com vantagens entre 1 e 3 pontos.
A própria história encarnada nos últimos anos aponta para um desfecho triunfante da temporada. Até ao momento, os encarnados levam 32 vitórias nos 40 jogos realizados. O que representa mais triunfos do que aqueles conquistados até ao final das últimas três épocas. O último ano em que o Benfica conseguiu superar esta marca foi em 2018/19… o ano do último título nacional.
CALENDÁRIO, LESÕES E POLÉMICAS EXTRA-FUTEBOL CRIAM DÚVIDAS PARA O FUTURO
A história e a estatísticas indicam que o Benfica é mesmo favorito a ganhar o campeonato de futebol? Sim, mas há também que olhar para o que falta jogar da Liga, já que o calendário das águias apresenta mais dificuldades que o dos rivais, sendo o único que ainda tem de jogar com os três principais opositores. E se o jogo o Braga é em casa, falta uma exigente visita ao Estádio de Alvalade para o derby lisboeta. Nos últimos tempos surgiu mais um factor que pode desestabilizar as águias, que está relacionado com notícias extra-futebol. Apesar dos líderes do clube tentarem manter o plantel imune a interferências exteriores, não se sabe qual o impacto das conclusões de vários inquéritos e decisões judiciais, como as que recentemente tiveram Paulo Gonçalves e Domingos Soares de Oliveira foram protagonistas
Por fim, há mais um elemento que coloca dúvidas na questão: se o Benfica é mesmo favorito a ganhar o campeonato de futebol? Tem a ver com a imprevisibilidade do futebol, em que as lesões e a fadiga acumulada podem mudar drasticamente a performance de uma equipa. Apesar do plantel bem estruturado, há posições como a de guarda-redes (apenas com Vlachodimos), de lateral-esquerdo e de médio defensivo (Grimaldo e Florentino sem rivais diretos) onde uma lesão ou quebra de rendimento podem afetar toda a dinâmica vencedora das águias. Como tal, apesar de tudo apontar para que o Benfica consiga este ano o seu 38º título, ainda é cedo para celebrar e há que esperar pelo desfecho do campeonato para fazer as contas (e talvez a festa!).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet