Por: Diário Digital Castelo Branco
A região Centro conta com 104 empresas Gazela, empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.
Das 104 empresas, sete estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, sendo que três empresas se concentram no município de Castelo Branco, duas no município de Idanha-a-Nova e uma empresa em cada um dos municípios de Oleiros e Vila Velha de Ródão.
De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que pelo décimo primeiro ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos para a CIM da Beira Baixa:
O número mais elevado de empresas Gazela identificadas na CIM Beira Baixa (sete).
Estas sete empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, observando-se um forte crescimento nas pessoas ao serviço, passando de 36 trabalhadores em 2018 para 157 trabalhadores em 2021. Foi a CIM em que a taxa de crescimento de postos de trabalho foi mais acentuada.
O volume de negócios destas sete empresas cresceu exponencialmente entre 2018 e 2021, pois faturaram cerca de 1,9 milhões de euros em 2018 e 25,5 milhões de euros em 2021. Foi a CIM da Região Centro em que o volume de negócios das empresas Gazela mais cresceu (entre 2018 e 2021).
Empresas Gazelas 2022 na CIM Beira Baixa
Seis das empresas Gazela da CIM da Beira Baixa são de pequena dimensão e uma de média dimensão.
As sete empresas desenvolvem atividades distintas: indústria transformadora (2); construção (2); atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares (1); comércio por grosso e a retalho (1) e atividades de saúde humana e apoio social (1).
Em termos de distribuição geográfica, as sete empresas estão localizadas em quatro dos seis municípios do território da CIM da Beira Baixa: Castelo Branco (3), Idanha-a-Nova (2), Oleiros (1) e Vila Velha de Ródão (1).
Empresas Gazelas 2022 na CIM Beira Baixa (com autorização para a sua divulgação)
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no próximo dia 26 de abril, no município de Águeda, e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O estudo completo para a Região Centro pode ser consultado em www.ccdrc.pt
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet