Por: Diário Digital Castelo Branco
Fontanários, fontes de mergulho, moinhos de vento, azenhas, picotas e cruzeiros, entre outras memórias, integram uma rota turística do concelho de Proença-a-Nova, criada pela Câmara, num investimento de 148 mil euros.
A Rota das Memórias, Aldeias e Histórias do concelho de Proença-a-Nova resulta de um projeto deste município do distrito de Castelo Branco que, no final do processo, será inserida num site próprio.
Em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova informa que está a desenvolver o ‘site’, “onde serão incluídas todas as rotas existentes no concelho, desde passeios e trilhos pedestres, BTT, rotas motorizadas e rotas pelo património existente no território”.
“O município tem em curso um trabalho de implementação desta rota em vários pontos do concelho, onde já é possível ver alguns totens, sinalética e arranjos urbanísticos em alguns dos locais, cujo objetivo é que cada elemento de património etnográfico e rural permaneça intacto, acessível, esteticamente mais agradável e funcional”, refere a nota.
O investimento previsto é de cerca de 148 mil euros e o projeto é financiado em 80%, pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), através da Medida: 10.2.1.6 – “Renovação de aldeias”.
Fontanários, fontes de mergulho, moinhos de vento, azenhas, picotas, noras, levadas, fornos comunitários, arrecadações agrícolas em pedra de xisto, eiras, cruzeiros, entre outros pontos, vão integrar a Rota das Memórias, Aldeias e Histórias do concelho de Proença-a-Nova.
“A sinalética de identificação da rota, bem como as placas de identificação do património (bilingue), estão agora a ser colocados, para que todos conheçam um pouco da história local, principalmente para quem visita o concelho”, adianta a autarquia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet