Por: Diário Digital Castelo Branco
O Instituto Pedro Nunes (IPN), através do Laboratório de Fitossanidade (FITOLAB), com o apoio do Município do Fundão, vai promover, no próximo dia 5 de Maio, sexta-feira, às 09h00, no Centro Agrotech do Fundão, o workshop internacional “Doenças emergentes para a hortofruticultura em Portugal”.
Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto XylOut, que tem como missão, entre outras, contribuir para a transferência efetiva de resultados e conhecimentos diferentes públicos-alvo na temática das doenças das plantas.
Este projeto é coordenado pelo IPN e pelo Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), com a participação da Universidade de Coimbra, da APPIZÊZERE e do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O impacto das doenças das plantas aumentou drasticamente devido à intensificação, globalização, desenvolvimento comercial e alterações climáticas. Apesar do investimento na proteção e controlo, são ainda responsáveis por mais de 15% das perdas totais.
A entrada no workshop é livre, mas mediante inscrição prévia em
http://forms.gle/psJeo56gWUKN9zHd6
. Poderá obter mais informações e o programa da iniciativa em
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet