Por: Diário Digital Castelo Branco
A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, exibe em antestreia nacional um documentário de Gianfranco Rosi sobre as viagens do Papa Francisco e o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò.
“Esta é a primeira vez que Vila Velha de Ródão se associa à Festa do Cinema Italiano, um evento que vai já na sua 16.ª edição e este ano apresenta mais de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional, em mais de 20 localidades portuguesas”, referiu, em comunicado, o município de Vila Velha de Ródão.
Em Vila Velha de Ródão, a iniciativa tem início na sexta-feira, às 19:00, com a exibição de “A Viagem de Papa Francisco”, um documentário de dimensões assumidamente existencialistas que cria e multiplica um valioso diálogo entre as viagens do Papa e o estado do mundo.
No filme estreado no Festival de Veneza, o realizador Gianfranco Rosi “traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens de Papa Francisco”.
No dia seguinte, sábado, às 18:00, é exibido o filme “A Estranha Comédia da Vida”, de Roberto Andò, que ficciona como dois cangalheiros sicilianos, Sebastiano e Onofrio, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.
A entrada nas duas sessões é livre, mas sujeita a reserva obrigatória de lugares, que deve ser feita no balcão da Casa de Artes e Cultura do Tejo ou através dos contactos de telefone 272 540 314 ou ‘email’ cactejo@cm-vvrodao.pt.
A Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa organizada pela Associação Il Sorpasso.
Conta ainda com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Instituto do Cinema e do Audiovisual, Câmara Municipal de Lisboa e do MiC Ministero della Cultura e da Cinecittà.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet