Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O Festival Aéreo de Castelo Branco regressa ao Aeródromo Municipal, quatro anos depois da última edição, com a presença de cerca de três dezenas de aviões de diversas tipologias, batismos de voo e várias empresas ligadas à aeronáutica.
O evento promovido pela parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara de Castelo Branco, através do núcleo de estudantes de Engenharia Aeronáutica (AEROUBI), regressa ao aeródromo municipal nos próximos dias 13 e 14 de Maio, após um interregno de quatro anos.
“Esperamos um festival aéreo com uma forte adesão e que conta com a presença de equipas de acrobacia como motivo de grande atratividade durante os dois dias do festival”, afirmou esta 5ªfeira, dia 4 de Maio, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, durante uma conferência de imprensa para apresentação do evento.
O autarca salientou ainda a presença de “um conjunto significativo” de empresas ligadas à aeronáutica.
“A realização do festival será um momento de afirmação do aeródromo e das suas potencialidades, bem como do papel que pode vir a desempenhar no futuro”, referiu Leopoldo Rodrigues.
Já o diretor do Aeródromo Municipal de Castelo Branco, Amândio Nunes, recordou que o último festival aéreo foi realizado em 2019.
“Inicialmente, este festival era para ser de pequena dimensão. Mas começou a tomar proporções para as quais esperamos corresponder”, disse.
Segundo este responsável, o festival vai ter uma zona de exposições, com 26 stands de empresas e de entidades ligadas à aeronáutica, aeromodelismo, drones, entre outras.
Já o piloto albicastrense da TAP Air Portugal, Hélder Escada, que integra a equipa do Aeródromo Municipal de Castelo Branco, salientou que este evento retorna à cidade com “um programa cheio de aviação para todos os gostos”.
Vão também estar presentes no evento seis escolas de pilotos e a Força Aérea Portuguesa (FAP) vai marcar presença com um Casa C-295, um avião bimotor turbohélice desenvolvido para o transporte tático militar.
O C-295 da FAP vai fazer batismos de voo para crianças de instituições albicastrenses, como a Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco, a Associação Educar Reabilitar Incluir Diferenças (ERID) ou a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco.
A FAP vai ainda ter em exposição no festival um Chipmunk MK20, uma aeronave que durante muitos anos foi utilizada na instrução elementar de pilotagem dos futuros pilotos.
No Festival Aeronáutico de Castelo Branco vão estar presentes os Yakstars, a primeira patrulha acrobática civil em Portugal a funcionar com aeronaves Yak 52.
Durante o evento, vai ainda haver uma demonstração de voo com um avião pesado anfíbio Canadair, palestras e vários batismos de voo, além, claro está, de acrobacias aéreas.
O município de Castelo Branco decidiu criar um parque de estacionamento para viaturas na pista do antigo aeródromo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet