Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco participou pelo sétimo ano consecutivo nos Campeonato Nacional do Desporto Escolar.
O evento desportivo decorreu no âmbito do projeto do Desporto Escolar, sendo este evento organizado pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo, e com a importante parceria e apoio dos Municípios de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.
A APPACDM fez-se representar pelos atletas Gabriela Lúcio, Dinis Sequeira e João Gomes, que conseguiu o apuramento após ter vencido o regional da modalidade nas categorias I1 (jogadores com calha); I3 (jogadores de pé) e pares (1 jogador de pé e 1 jogador de cadeira de rodas).
Em termos desportivos, na categoria de pares os atletas da APPACDM alcançaram o lugar mais alto do pódio, somando apenas vitórias em todos os jogos disputados, tornando-se assim Campeões Nacionais. Na categoria I1 a atleta Gabriela Lúcio levou de vencidas todos os adversários, após disputa intensa com os atletas provenientes da zona Norte e Lisboa e Vale do Tejo, conquistando o lugar mais alto do pódio, e sendo então Campeã Nacional. Ainda em relação as categorias individuais, João Gomes (I3) conquistou o vice-campeonato.
Os atletas albicastrenses foram acompanhados tecnicamente por Raquel Correia, Pedro Pires e Lurdes Miranda.
O evento contou com a participação de mais de 1200 alunos e perto de 200 professores, de todo o país, sendo que a modalidade de Boccia decorreu nas Caldas da Rainha.
Os Campeonatos foram pautados por dias de boa disposição, alegria e fair-play, entre todos os participantes, o que fez com que além de jogos muito disputados existisse um ambiente de convívio entre todos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet