Por: Diário Digital Castelo Branco
Na final disputada este domingo, dia 4 de Junho, no Complexo Desportivo do Bairro do Valongo em Castelo Branco, a equipa da Associação Desportiva e Cultura de Proença-a-Nova (ADCP) venceu a equipa do Clube Atlético do Fundão (CAF) após prolongamento por 4-3.
O jogo teve diferentes momentos, com diferentes ascendentes das duas equipas, mas foi o CAF a adiantar-se primeiro no marcador ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, por intermédio do avançado Roger que apareceu solto de marcação em frente ao guarda-redes adversário após cruzamento de Amarelo, marcando de cabeça.
Na entrada do segundo tempo, logo aos 52 minutos, a ADCP ia chegar ao empate após um lance que resulta de falta de entendimento de dois jogadores do Fundão. O guarda-redes proencense bateu longo na frente e João Santos cortou para as suas costas, com Bruno Carrilho adiantado e sem conseguir evitar o auto-golo do lateral fundanense. Roger continuou então em destaque e aos 68 minutos ia fazer o seu segundo golo e colocar novamente o CAF em vantagem. Boa batida nas costas da defesa adversária e Roger isolou-se e não desperdiçou a oportunidade. A ADCP carregou com tudo na procura do empate, mas o CAF parecia já destinado à vitória da final, quando aos 4 minutos de compensação, dos 8 atribuídos, um lance confuso na área deixou uma bola sobrar para Elian à boca da baliza que claro não desperdiçou e fez o empate que levou os adeptos à loucura no estádio.
O jogo teve que ter prolongamento e a ACDP só demorou 4 minutos a adiantar-se no marcador pela primeira vez no jogo. Cruzamento pela esquerda e Gustavo apareceu sozinho a desviar na zona do segundo poste, fazendo o 3-2. A reação do CAF demorou apenas 6 minutos a chegar. Fábio Brito bateu um livre perigoso ao canto inferior direito, Luís defendeu para canto e na conversão Side cabeceou mais alto que toda a defesa para o golo do empate que levou também os adeptos do CAF a uma gigante festa nas bancadas. O jogo encaminhava-se para as grandes penalidades sem grandes oportunidades de parte a parte, com as equipas já muito esgotadas na fase final, quando uma desatenção da defesa fundanense permitiu a Fábio Tavares dominar de peito com classe e finalizar na cara de Bruno Carrilho para o 4-3, a 3 minutos do fim do prolongamento. Fábio surgiu nas costas de João Alves que falhou o timing do corte de cabeça e um excelente domínio deixou-o na cara do golo, que não desperdiçou. Muita festa no relvado e nas bancadas e o CAF não conseguiu nos últimos 3 minutos inverter o rumo dos acontecimentos novamente.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet