Por: Diário Digital Castelo Branco
O Festival Y#19 - festival de artes performativas, organizado pela Quarta Parede, regressa ao Cine-Teatro Avenida dia 29 de junho, quinta-feira, com o espetáculo de dança Feedback, de André Braga e Cláudia Figueiredo, às 21:30 horas.
O corpo como ponto de partida para o questionamento e exploração dos limites, potencial e capacidades da natureza humana, nas suas diferentes formas de consciência e sensibilidade. Com recurso a um monte de pedras, uma máquina de fumo e um microfone, Feedback procura novos equilíbrios entre a dimensão sensorial e racional da existência humana.
SINOPSE
Um monte de pedras, uma máquina de fumo e um microfone. O som. O sopro. Uma confissão.
“O que pode um corpo?” Que corpo é este que vimos perseguindo? Que corpo manifesto vimos tentando enunciar?
A procura de uma razão sensível, de um corpo pensante, de outras formas de lucidez que assentam em novos equilíbrios entre a dimensão sensorial e racional são linhas de trabalho que queremos aprofundar. Andamos à procura de novas gramáticas de sensibilidade, da “inteligência selvagem dos corpos”, do corpo chão da terra que reflete memórias ancestrais e desconhecidas.
“O corpo tem geometria e formas que ninguém ouve”, e é em êxtase que descobrimos uma efervescência seca, ruídos de pedra a fender-se, vestígios de plantas iluminadas, de bocejos de animais…
“Pelo ventre é que o silêncio tem de começar”.
Em “Feedback”, o som captado e manipulado ao vivo é a pista eleita para investigar com novo detalhe.
Elemento invisível que promove a baralhação entre o dentro e o fora, desenha espaços com nada e mexe-nos por dentro até às entranhas, é incrível a variação dos lugares que se conseguem visitar com um microfone.
Em “Feedback” procuramos o ponto de encontro entre a memória confessional e os tópicos de um quadro de ideias-chave que vimos tentando mapear. O ar, a escuta, o ampliar de micropercepções, o dilatar do tempo, a reversão da pele, a evocação de um tempo primitivo, a tensão entre o ancestral e a tecnologia. A crueza, a verdade, tudo despido ao essencial: o corpo, a origem do som, a técnica, a matéria.
FICHA ARTÍSTICA
Direção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo | Interpretação: André Braga | Som ao vivo: João Sarnadas | Luz: Cárin Geada | Direção de produção: Ana Carvalhosa | Produção: Cláudia Santos | Coordenação técnica: Pedro Coutinho | Fotografia: Miguel Fernandes, Daniel Pina, Cláudia Santos, Pedro Sardinha e Queila Fernandes | Texto: composição livre a partir de excertos de Herberto Helder, Rui Nunes, Marguerite Yourcenar, Davi Kopenawa, Walter Benjamin, Francis Ponge, Antonin Artaud | Coprodução: CRL - Central Elétrica, TM Porto/DDD, Teatro das Figuras, TAGV | Residências de criação: Mindelact, 23 Milhas
dança | aprox. 70 min. | M/12
Informações de bilheteira:
Cine-Teatro Avenida
Avenida General Humberto Delgado, 6000-081 Castelo Branco
www.facebook.com/programacaoculturalmunicipiocb
Horário de bilheteira
3ª feira a sábado: 14h00 às 19h00
Dias espetáculo: 1h antes do espetáculo
Reservas
Tel. 272 349 560 | bilheteira.ctavenida@gmail.com
Bilhete geral: 5,00 €
Online: https://ticketline.sapo.pt/evento/hamaika-cia-cielo-raso-festival-y-19-73227
Programa completo do Festival Y#19 disponível em www.quartaparede.pt
A Quarta Parede é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura | DGArtes - Direção-Geral das Artes. O Festival Y#19 conta também com o financiamento da CM Covilhã, CM Castelo Branco, CM Belmonte, Fundação INATEL, e tem o apoio da Antena 1, Antena 2, Jornal do Fundão, Gerador, Rádio Covilhã, Teatro Municipal da Covilhã, Cine-Teatro Avenida, Teatro das Beiras, ADC Águas da Covilhã e União das Freguesias de Covilhã e Canhoso.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet