Por: Diário Digital Castelo Branco
No passado dia 24 de junho, a Juventude Social Democrata (JSD) Distrital de Castelo Branco promoveu uma iniciativa formativa e de capacitação política que culminou com uma simulação de uma sessão de Assembleia Municipal.
Os jovens social-democratas do distrito de Castelo Branco rumaram ao concelho do Fundão, onde decorreu o evento, e durante um dia foram expostos a um conjunto de desafios através dos quais se procurou simular, na medida do possível, o circuito e a realidade por detrás do trabalho político desenvolvido pelos vários intervenientes representados no órgão deliberativo do município.
“Quisemos ser mais arrojados na vertente formativa e desafiar os nossos jovens a colocarem-se, por umas horas, no exato papel de atores, decisores e representantes políticos e, nessa posição, sentirem na pele que podem verdadeiramente resolver problemas, mudar a sua comunidade, dar futuro à vida das pessoas”, refere, em nota de imprensa, o Presidente da JSD Distrital de Castelo Branco, João Diogo.
Depois de uma manhã reservada à discussão e preparação de várias tipologias de documentos políticos a submeter e intervenções a realizar, o dia culminou com a simulação propriamente dita da sessão de Assembleia Municipal, presidida pelo atual Presidente da Assembleia Municipal do Fundão, Carlos São Martinho Gomes. “Dou os parabéns à JSD por esta iniciativa bastante pertinente e enriquecedora, que aqui serviu de palco para um debate muito interessante em torno de problemáticas bastante prementes face à realidade que hoje vivemos no Fundão, no Interior e no país”, destacou o autarca e ex-deputado no fim da sessão.
Do acesso aos cuidados de saúde à política de apoio à habitação, sem esquecer a agricultura, a mobilidade, a cultura e o desporto, foram várias as moções apresentadas pelos grupos participantes – de orientações políticas distintas - numa agenda de trabalhos em que o designado “Executivo Municipal” teve também que submeter à discussão e votação uma proposta de Plano de Desenvolvimento para o Concelho.
No decurso da sessão, foi ainda aprovada por unanimidade uma nota de pesar pelo falecimento de Maria Emília Maia Figueira da Costa, figura de referência no município do Fundão também conhecida por “Emilinha Maia”, à qual se seguiu um minuto de silêncio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet