Por: Diário Digital Castelo Branco
O encerramento do ano letivo da Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros Voluntários do Fundão, decorreu no passado fim de semana, na Quinta dos Quinteiros.
Tratou-se de um momento importante para festejar o progresso, as aprendizagens e as conquistas dos alunos que ao longo do ano participaram ativamente nas atividades programadas.
A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários do Fundão desempenha um papel fundamental não apenas na formação de futuros bombeiros, mas também na educação cidadã dos jovens. Esta instituição tem um impacto significativo no desenvolvimento pessoal, social e cívico dos seus alunos.
A Escola tem como objetivo transmitir e reforçar valores essenciais, como solidariedade, responsabilidade, respeito, trabalho em equipa e compromisso com a comunidade. Esses valores são fundamentais para o exercício da cidadania ativa e consciente.
São transmitidos aos jovens conhecimentos práticos e teóricos sobre medidas de segurança, prevenção de acidentes, primeiros socorros e combate a incêndios. Essas aptidões não apenas capacitam os alunos a agir em situações de emergência, mas também promovem uma cultura de segurança nas suas famílias e comunidades. O desenvolvimento de competências técnicas específicas relacionadas com os serviços de bombeiros, como manuseio de equipamentos, técnicas de resgate, entre outras, podem ser aplicadas em diferentes contextos e até mesmo serem utilizadas futuramente nas suas carreiras profissionais.
Por outro lado, a Escola proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal dos alunos, ajudando-os a adquirir confiança, autoestima, disciplina e capacidade de liderança. O treino físico e mental promove a superação de desafios, o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências de tomada de decisão em situações de pressão.
Ao participar na Escola, os jovens são incentivados a envolverem-se ativamente na comunidade, aprendendo sobre o papel dos bombeiros voluntários como agentes de transformação e como podem contribuir para a segurança e o bem-estar de todos, promovendo uma consciência cívica e despertando o senso de responsabilidade social nos alunos.
Os alunos tornam-se agentes de mudança, disseminando conhecimentos de segurança, promovendo ações de prevenção e atuando como exemplo para outros jovens. Dessa forma, a escola contribui para a construção de uma sociedade mais segura e consciente.
Em resumo, a Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários do Fundão vai além da formação técnica, proporcionando aos jovens a oportunidade de se tornarem cidadãos comprometidos, responsáveis e solidários. Essa formação tem um impacto significativo no desenvolvimento individual e coletivo, preparando-os não apenas para a carreira de bombeiros, mas também para serem membros ativos e conscientes da sociedade.
Uma palavra muito especial aos responsáveis e instrutores da Escola, que de forma voluntária e comprometida, criam condições para que este projeto seja, ano após ano, um sucesso.
Em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo, a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão lança o desafio para pais, crianças e jovens entre os 6 e 16 anos que queiram ingressar na Escola de Infantes e Cadetes no próximo ano letivo. Basta passarem pelo quartel do Fundão para obterem informações complementares e realizarem uma eventual inscrição.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet