Por: Diário Digital Castelo Branco
Substituindo temporariamente o Centro Cultural Raiano, vão ser apresentados no Forum Cultural de Idanha-a-Nova, nos próximos dias 21 e 22 de Julho, dois espetáculos musicais, “Casa Comum Ep.2” e “Coletânea Estefânia”, e as criações resultantes da residência artística “In Loco”.
No dia 21, sexta-feira, às 20h30, é então lançada a galeria online “In Loco”, a partir da qual o público pode aceder a 52 objetos virtuais, de diferentes expressões artísticas, criados a partir do mesmo denominador comum – a palavra pedra. Este projeto resulta de uma ideia original da associação cultural Terceira Pessoa, em coprodução com o Teatro do Bairro Alto (Lisboa), o Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova) e a Casa das Artes de Arcos de Valdevez, envolvendo 29 concelhos de Portugal continental e 23 artistas portugueses na criação de 52 objetos artísticos virtuais.
Assim, quatro artistas estiveram em Idanha-a-Nova, entre 5 e 8 de julho, para criarem uma obra virtual cada um. Em Penha Garcia esteve Patrícia Magalhães (artista visual multidisciplinar); em Idanha-a-Velha, Catarina Mourão (cineasta); em Salvaterra do Extremo, Isabel Costa (atriz e encenadora); e em Segura, Óscar Silva (performer). Estarão presentes representantes da Terceira Pessoa – Associação (estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura/Direcção-Geral das Artes), bem como os artistas para apresentarem os resultados das residências artísticas em Idanha-a-Nova.
Também no dia 21 de julho, mas às 21h30, é apresentado o primeiro concerto da “Casa Comum Ep.2”, com Denys Stetsenko (violino), Bruna Maia de Moura (violoncelo) e Afonso Albuquerque (cavaquinho e guitarra). A “Casa Comum” é um projeto original de Filipe Faria/Arte das Musas (estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura/Direcção-Geral das Artes) de criação, residências artísticas e circulação a partir de Idanha-a-Nova — Cidade Criativa da Música da UNESCO — e em parceria com a rede, nacional e internacional, Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Já no dia 22 de julho, sábado, às 18h00, Patrícia Lestre (voz e ukulele), Luís Fernandes (voz) e Sónia Sobral (acordeão) apresentam o espetáculo “Coletânea Estefânia”, a nova coleção de canções, com chancela da d’Orfeu – Associação Cultural, que sucede a “Reportório Osório”, espetáculo apresentado no verão de 2022 no Jardim dos Antónios, em Idanha-a-Nova.
Em “Coletânea Estefânia”, à dupla Luís Fernandes e Sónia Sobral junta-se a cantatriz Patrícia Lestre, encarnando as personagens femininas antes somente intuídas. As histórias sentimentais dos homens têm agora contraditório. “Coletânea Estefânia” é um confronto épico. O palco torna-se numa arena doméstica de novas canções de amores e humores.
“In Loco” e “Coletânea Estefânia” integram a programação do Centro Cultural Raiano (que se encontra temporariamente encerrado devido a obras de requalificação) com cofinanciamento de República Portuguesa-Cultura/DGARTES, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP.
A entrada é gratuita, limitada à lotação do Forum Cultural (Rua de São Pedro, nº 31, Idanha-a-Nova). Mais informações através do telefone +351 277 208 029, do email ccr@idanha.pt ou em www.idanha.pt/agenda.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet