Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de agosto de 2023

Novo comandante da GNR de Castelo Branco prioriza condições de trabalho

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

O novo comandante da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Comando Territorial de Castelo Branco apontou como prioridades das suas funções a melhoria das condições de trabalho dos militares e civis, o reforço da proximidade e a modernização e desmaterialização de processos.

“Considerando como centro de gravidade da nossa missão, as pessoas, as dinâmicas e realidades sociais do distrito, e em linha com a estratégia da Guarda, a minha ação de comando será orientada para promover a proteção da força e melhoria das condições de trabalho dos nossos militares e civis, realizar um acompanhamento próximo do efetivo e modernizar e desmaterializar processos e procedimentos”, referiu o tenente-coronel Luís Patrício, que, desde terça-feira, é o novo comandante do Comando Territorial de Castelo Branco.

O reforço da proximidade à sociedade, com foco no cidadão, a intensificação da cooperação interinstitucional e a promoção da segurança das pessoas e o acompanhamento das dinâmicas sociais foram também indicadas como prioridades a seguir.

“Aos 709 militares e civis, mulheres e homens, distribuídos por 31 quartéis, que pretendo liderar pelo exemplo, cumprindo o dever de tutela, com justiça e empatia a todos e a cada um, assumo a minha genuína disponibilidade para que, em conjunto, consigamos enfrentar o desafio diário da nossa exigente e complexa missão”, destacou o novo comandante, durante a sua tomada de posse.

O Comando Territorial de Castelo Branco é responsável pelo cumprimento da missão da GNR em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 6.636 quilómetros quadrados e a responsabilidade da segurança de 128.762 habitantes.

Integra um destacamento de trânsito, um destacamento de intervenção e cinco destacamentos territoriais (Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova e Sertã), dispondo cada um deles de vários postos territoriais, num total de 31.

O tenente-coronel Luís Patrício salientou ainda que irá privilegiar sempre “o planeamento e proatividade, em detrimento da reação desconcertada”.

“Em equipa, procuraremos respostas integradas e integradoras na gestão dos recursos disponíveis e na melhoria das estruturas e dos processos, reforçando, em paridade, o nosso prestígio e credibilidade institucional, sempre em busca da melhoria contínua por forma a aumentar a qualidade do serviço prestado e a melhor forma de servir o cidadão”, disse.

O novo comandante deixou também uma mensagem à população do distrito de Castelo Branco.

“São inequivocamente, a razão de ser da nossa existência e o verdadeiro centro de gravidade do nosso labor diário. De dia ou de noite, nas cidades ou nas aldeias, mesmo nas condições mais adversas, vamos procurar bem servir, tendo como farol de atuação a isenção, a urbanidade e a firmeza.

Projetaremos o futuro, honrando o passado e capitalizando a solidez do presente”, concluiu.

Luís Patrício é natural de Castelo Branco e tem 46 anos. É licenciado em Ciências Militares, na especialidade de GNR, tem uma Pós-Graduação em Direito e Segurança e uma em Ciências Militares e Policiais.

Ingressou no quadro permanente da GNR em 1995 e substitui no cargo o coronel Albino Tavares, que nos últimos três anos e meio esteve à frente do Comando Territorial de Castelo Branco.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!