Por: Diário Digital Castelo Branco
Os vereadores do SEMPRE – Movimento Independente manifestam “total incredulidade” com o “atraso inexplicável” da entrada em vigor do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMAACB) em Castelo Branco.
“O SEMPRE vem manifestar total incredulidade por mais uma evidência no desnorte deste executivo municipal no que diz respeito ao RMAACB e respetivos apoios para o ano 2023. O executivo acordou agora (tarde e a más horas) para o problema identificado pelo SEMPRE, quando percebeu que havia a possibilidade de as associações não receberem o apoio relativo a 2023”, afirma, em comunicado, o Movimento Independente.
Na última reunião pública de Câmara, em Julho, o presidente do executivo, Leopoldo Rodrigues, em resposta a um dos três vereadores do SEMPRE, disse que a nova proposta de RMAACB devia ser apresentada na semana seguinte.
O SEMPRE vem agora acusar o executivo de avançar com “um aviso de abertura para as associações culturais e recreativas ao abrigo do regulamento que está a pretender alterar/revogar”.
“O mesmo executivo que disse que o regulamento em vigor não servia os interesses do concelho, faz agora um aviso ao abrigo desse mesmo regulamento”, assegura.
Questionam “porque é que só avançou [o executivo] agora? Porque não o fez no início do ano, uma vez que o que está em causa é a atribuição de verbas para o ano 2023? Define-se o período de candidaturas em pleno agosto?”.
Para os vereadores do SEMPRE esta situação demonstra “a desorientação, incompetência e/ou completa insensibilidade para com a realidade do movimento associativo”.
“Temos candidaturas em simultâneo com a consulta pública do novo regulamento? Como vão ser atribuídos apoios às associações/clubes desportivos, uma vez que não são contemplados neste aviso?”, questionam.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet